Frio intenso faz feirense tirar agasalho do guarda-roupa

Os feirenses usam agasalhos para enfrentar a queda de temperatura na cidade.
Os feirenses usam agasalhos para enfrentar a queda de temperatura na cidade.
Os feirenses usam agasalhos para enfrentar a queda de temperatura na cidade.
Os feirenses usam agasalhos para enfrentar a queda de temperatura na cidade.

O casaco é o companheiro fiel dos feirenses nos primeiros dias do mês de julho. Na terça-feira (04/07/2017), os termômetros registraram 14 graus durante a madrugada, temperatura considerada uma das mais frias do ano, de acordo a Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Para quem precisa acordar cedo para trabalhar, o vento frio é um castigo.

Entretanto, essa não foi a temperatura mais baixa registrada na cidade. Em 2012, no mesmo período, a mínima foi de 12,6 graus. As temperaturas variam de acordo o local. “Existe diferença entre as temperaturas da zona rural e da zona urbana. As áreas rurais costumam ser mais frias”, explica Rosângela Leal, coordenadora da Estação Climatológica.

O frio tem se intensificado em Feira de Santana por conta de uma massa polar que está sobre o oceano e vem provocando a redução das temperaturas em todo o país.

Durante o dia, a temperatura média tem sido de 24 graus, com sensação térmica de 20 graus. Nos próximos dias a previsão de chuva continua. Na sexta-feira, 7, chove a qualquer hora. As madrugadas vão continuar geladas até o próximo dia 12. A temperatura mínima não vai passar de 16 graus, segundo Rosângela.

Riscos para a saúde

O Ministério da Saúde alerta para os riscos de infecções respiratórias quando a umidade do ar está em entre 40% e 70%. Feira de Santana já registrou 78% de umidade. Nesse período, os casos de gripe, asma e renite aumentam consideravelmente, por conta da mudança de climáticas e falta de ventilação em locais públicos e privados.

Os profissionais de saúde recomendam que durante o inverno o cuidado seja redobrado. Para as pessoas que adoram lavar o cabelo à noite, péssima ideia. O cabelo deve ser lavado sempre pela manhã. “As pessoas precisam usar agasalhos, dormir de meias, fazer uma boa alimentação e beber bastante água”, esclareceu Daniela Lacerda, enfermeira do programa de asma e renite (PROAR).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]