Feira de Santana: vereador Alberto Nery destaca importância de curso de capacitação para vereadores

Alberto Nery: tenho visto vereadores exercendo papel de deputado, deixando de cumprir o que lhe é determinado.
Alberto Nery: tenho visto vereadores exercendo papel de deputado, deixando de cumprir o que lhe é determinado.
Alberto Nery: tenho visto vereadores exercendo papel de deputado, deixando de cumprir o que lhe é determinado.
Alberto Nery: tenho visto vereadores exercendo papel de deputado, deixando de cumprir o que lhe é determinado.

No uso da tribuna, na sessão ordinária desta segunda-feira (26/06/2017), na Casa Legislativa de Feira de Santana, o vereador Alberto Nery (PT) informou que participou de curso de capacitação na cidade de Porto Alegre, repercutiu a falta de alimentos na merenda escolar da rede municipal e a situação das estradas pedagiadas.

“Não estive presente nas sessões da terça e da quarta-feira passadas porque estava participando de um curso de capacitação na cidade de Porto Alegre, evento importante para o mandato do vereador, pois reforça as atribuições e papel do vereador. Tenho visto vereadores exercendo papel de deputado, deixando de cumprir o que lhe é determinado, que é cobrar e fiscalizar o Município, para fazer cobranças ao Governo do Estado”, relatou.

E continuou a tratar sobre o assunto. “Ouvi aqui vereadores equivocados falando do reajuste dos salários dos servidores públicos estaduais. Quero dizer que eles têm sindicato e se o sindicato não se manifestou é porque não há insatisfação. O Estado antecipou 30% do salário do servidor para o São João, o que é pertinente, mas o importante é pagar em dias e sobre essa postura do governo estadual não vi o sindicato reclamar”, pontuou.

Em aparte, o líder do Governo na Casa, vereador José Carneiro (PSDB), afirmou que os vereadores não podem se calar diante de situações como essa. “Não podemos aceitar que o Governo do Estado passe três anos sem reajustar os salários dos servidores. Precisamos levantar a voz. Parece que os sindicatos estão de bandeira vermelha”, disse.

De volta com a palavra, Nery afirmou que esta atribuição não é do vereador e sim do deputado. “O vereador deve cobrar ações do Município, que está permitindo, por exemplo, o uso da contratação de pessoas armadas para afrontar pais e mães de famílias, que estão sendo impedidas de trabalhar no Centro de Abastecimento. Para isso ninguém levanta a voz”, afirmou.

Merenda escolar

Ainda no uso da tribuna, o vereador Alberto Nery lembrou da aluna que afirmou na sessão itinerante realizada no distrito de Matinha, que na escola em que estuda a merenda está resumida em biscoito e mingau. “Enquanto isso, os vereadores ficam iludindo as pessoas dizendo que a merenda conta com vários alimentos. Então, a criança está mentindo?”, questionou.

Pedágio

Sobre o discurso do colega Cadmiel Pereira (PSC), que abordou a importância da construção da terceira via na BR-324, o petista Alberto Nery entende que a concessionária Via Bahia já deveria ter executado a obra e que a rodovia deveria estar em melhores condições.

Em aparte, o vereador Edvaldo Lima (PP) disse que a cobrança é importante, mas deve ser feita ao Governo Federal, através do DNIT e não ao Governo do Estado.

De volta com a palavra, Nery declarou que o Anel de Contorno de Feira de Santana é uma vergonha. “Em horário de pico é degradante transitar por ali. Não houve planejamento para a construção daquele equipamento”, criticou.

Também em aparte, Cadmiel Pereira lembrou que os cidadãos precisam de alternativas para escapar dos congestionamentos na BR-324. “Quem está em ambulância ou com consultas e exames marcados, por exemplo, se pegarem um engarrafamento não conseguem chegar até Salvador. Precisamos da terceira via como uma válvula de escape”, disse.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.