Estudante de Feira de Santana é  pré-selecionado para o Parlamento Jovem Brasileiro 2017 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Campanha 2017 do Parlamento Jovem Brasileiro seleciona estudante de Feira de Santana.
Campanha 2017 do Parlamento Jovem Brasileiro seleciona estudante de Feira de Santana.
Campanha 2017 do Parlamento Jovem Brasileiro seleciona estudante de Feira de Santana.
Campanha 2017 do Parlamento Jovem Brasileiro seleciona estudante de Feira de Santana.

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) anunciou a lista dos estudantes pré-selecionados para a 14ª edição. Foram pré-selecionados cinco estudantes da rede estadual, de colégios localizados em Adustina, Lagoa Real, Catu, Feira de Santana e Malhada. O PJB selecionará 78 jovens em todo o país do Ensino Médio de escolas públicas e particulares que vivenciarão o processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. O evento acontece de 25 a 29 de setembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Com o projeto “A implantação de playgrounds em parquinhos para crianças com deficiência física”, a estudante do 3º ano, Beatriz da Silva Souza, do Colégio Estadual Prisco Viana, no município de Lagoa Real, foi uma das baianas pré-selecionadas. “Estou em uma expectativa muito grande de estar entre as selecionadas. Sei que é uma responsabilidade enorme estar representando a minha cidade e fico feliz do meu projeto estar sendo reconhecido, pois pode contribuir para ajuda crianças em todo o Brasil”, explicou.

A realização de todas as etapas do programa conta com a parceria das secretarias estaduais de Educação de todo o Brasil e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). O processo seletivo do PJB é composto de duas etapas: a pré-seleção, realizada pelas secretarias de Educação de cada Estado e do Distrito Federal, e a seleção final realizada pela Câmara dos Deputados. Os 78 alunos que serão empossados como deputados jovens terão a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. O PJB visa potencializar a atuação mais democrática dos jovens e o seu protagonismo político.

Como acontece

O Parlamento Jovem Brasileiro simula uma jornada parlamentar, através da qual os jovens estudantes vão atuar como deputados jovens, vivenciando o trabalho de um parlamentar federal, por meio de debates e votações. A experiência possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo, informa sobre o processo legislativo e educa para a participação da cidadania. Para participar, o aluno deve ter entre 16 e 22 anos e estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou o 4º ano da Educação Profissional na modalidade Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

Sobre o Parlamento Jovem Brasileiro 

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

A riqueza de aprendizados é grande e os 78 alunos que são empossados como deputados jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas e cores de todas as partes do nosso país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político.

Os pré-selecionados da rede estadual da Bahia

– Admilson dos Santos Boaventura – Colégio Estadual Castro Alves (Adustina)

– Beatriz da Silva Souza – Colégio Estadual Prisco Viana (Lagoa Real)

– Bruno Willian da Conceição Jorge – Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Gois (Catu)

– Luis Inácio de Souza Pereira – Colégio da Policia Militar Diva Portela (Feira de Santana)

– Túlio dos Santos de Souza – Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (Malhada)

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113542 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]