Encontro de Culturas Populares comemora 31 anos do Centro de Cultura de Alagoinhas

Samba de Roda de Buri.
Samba de Roda de Buri.
Samba de Roda de Buri.
Samba de Roda de Buri.

O Centro de Cultura de Alagoinhas – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) – celebra seus 31 anos com muitas atrações que buscam fomentar a preservação das culturas populares e das manifestações culturais de Alagoinhas e do território Litoral Norte e Agreste Baiano. Na ocasião, os ex-coordenadores e funcionários que já fizeram parte da história do centro serão homenageados. O Encontro de Culturas Populares acontece no dia 30 de julho de 2017, às 10h, com entrada gratuita, em parceria com o Colegiado de Gestão Participativa, instituições de iniciativa privada e artistas locais.

A orquestra Os Turunas, Samba de Roda do Buri, maculêlê, bumba meu boi, capoeira, filarmônicas, marujada e terno de reis são presenças garantidas no aniversário. O evento realiza m cortejo com baianas e outros grupos populares de Alagoinhas e do território, além do encontro de grupos de samba de roda da região.

A homenagem aos seus ex-coordenadores, funcionários, bem como pessoas que contribuíram no processo de formação e consolidação do centro, também acontece durante os festejos. A Galeria de Artes Permanente, formada por obras de arte que retratam manifestações culturais de Alagoinhas, doada por artistas da região, também é inaugurada durante a comemoração.

O Centro de Cultura de Alagoinhas foi inaugurado em 10 de junho de 1986, passou por uma reforma em 2008 e reabriu em 2009. É o principal espaço cultural da cidade e recebe também eventos de cidades circunvizinhas. Na programação artística do centro, são mais recorrentes os eventos de teatro e dança, além de sediar a Semana de Arte – Encontro de todas as linguagens do Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120532 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.