Consórcio garante policlínica na região de Ribeira do Pombal, afirma governador Rui Costa

Governador assina Protocolo de Intenções de Saúde com Prefeitos da Região de Ribeira do Pombal.
Governador assina Protocolo de Intenções de Saúde com Prefeitos da Região de Ribeira do Pombal.

O governador Rui Costa assinou, na tarde desta quarta-feira (12/07/2017), na Governadoria, o protocolo de intenções para a formação do consórcio da região de Ribeira do Pombal. “Esse é o consórcio da região Nordeste II. A partir de agora, nós vamos registrar o consórcio de saúde da região, transformando o Hospital de Ribeira do Pombal em um hospital do consórcio e também implantando o serviço da policlínica regional”, destacou Rui Costa.

O acordo estará formalizado oficialmente em um prazo de até 20 dias. “Vamos iniciar essa transição que vai melhorar o atendimento de toda a região, não apenas o atendimento hospitalar, mas o atendimento de diagnóstico, garantindo a realização de exames de endoscopia, ressonância magnética, tomografia, enfim, todos os exames que a população precisa fazer”, acrescentou.

No acordo, o Governo do Estado fica responsável pela construção e aquisição de equipamentos da policlínica, além de financiar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados ficam responsáveis pelos 60% restantes. Prefeitos e secretários de saúde das cidades beneficiadas – Antas, Adustina, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Fátima, Heliópolis, Nova Soure,  Novo Triunfo, Olindina, Paripiranga, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal e Sítio do Quinto – participaram da assinatura do consórcio.

“Há muitos anos que a gente vem lutando para montar esse consórcio. Muito sensível à causa, o governador assumiu a responsabilidade e chamou os prefeitos para formalizar o consórcio que vai melhor a vida de 400 mil pessoas em relação à saúde”, afirmou o prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia.

O investimento total no consórcio é de R$ 2,6 milhões, sendo R$ 1,9 milhão por parte do Governo do Estado. “Nós temos o compromisso de estruturar da região de saúde de Ribeira do Pombal, investindo no Hospital de Santa Tereza, ampliando a Unidade de Terapia Intensiva [UTI], a neonatologia e o centro cirúrgico. Vamos construir também a policlínica, um investimento grande que irá trazer mais saúde e mais resolutividade para todos os moradores da região”, explicou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141158 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.