

O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) juntamente com a Fundação Maurício Grabois e Grupos de Pesquisa da UFRB, a exemplo do Grupo de Estudos e Pesquisa em Politica e Sociedade (GEPPS), promovem o ‘Ciclo de Debates: 100 anos da Revolução Russa’. O evento de Extensão Universitária consiste de três debates e ocorrem no Auditório do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da (UFRB), em Cachoeira, nos dias 9 de agosto, 19 de outubro e 26 de outubro de 2017
A coordenação do ‘Ciclo de Debates’ é compartilhada entre professores do PPGCS da UFRB, Dr. Nilson Weisheimer e Dr. Antônio Eduardo Alves de Oliveira. Os organizadores explicam que a atividade objetiva a socialização e compartilhamento de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e não acadêmica, abordando as condições, sentidos, legados e lições da Revolução Russa de 1917.
Ao comentar sobre a importância do tema, o professor Nilson Weisheimer destaca que “A revolução de outubro de 1917, na Rússia, é um marco na história universal. Esse ano de 2017 completam-se, portanto, 100 anos da Revolução Russa. Esse grande acontecimento vai muito além do fato propriamente dito. Nela está contido todo um processo histórico singular de grandes implicações e significados”.
O pesquisador explica, também, que “o socialismo soviético propiciou inegáveis conquistas civilizatórias, como a valorização dos trabalhadores e a emancipação das mulheres, promoveu grande progresso social, transformações politicas e institucionais, acelerado crescimento econômico e progresso material, desenvolvimento cultural e científico extraordinários e feitos heroicos como o enfrentamento e derrota do nazifascismo na Segunda Guerra Mundial. Essa experiência também registrou importantes limitações e tem sido objeto de diferentes críticas, notadamente no que se refere ao excesso de controle estatal, a simbiose entre Partido e Estado, a dogmatização da teoria social, o bloqueio da democracia participativa, a estagnação econômica e a baixa inovação produtiva, entre outras”.
Antônio Eduardo Alves destaca que o evento é de extensão universitária, “o que implica estabelecer um dialogo para fora da universidade”. Segundo o professor, “esse tema é de interesse dos trabalhadores em geral da Região; é afeito aos professores do ensino médio e é tema muito importante para os estudantes que farão o ENEM. Ainda menciona que esses setores juntamente com a “participação entusiasmada de estudantes do UFRB, técnicos administrativos e professores, nos traz a perspectiva de realização de um debate qualificado”.
Estrutura do evento
Sobre a realização do ‘Ciclo de Debates’, o professor Nilson Weisheimer afirma que ele “possibilita um importante espaço para análise crítica e compreensão aprofundada sobre esse fato histórico (politico, econômico e social). Trará como efeito, ainda, a possibilidade de uma formação extracurricular aos interessados no tema.
Nilson Weisheimer explica que o Clico é formado por três debates. O primeiro debate, em 9 de aborda ‘A Revolução Russa de 1917: legados e lições”; o segundo, em 19 de outubro aborda ‘A Experiência do Socialismo Soviético’ e, concluindo o ciclo, em 26 de outubro, ocorre o terceiro debate com o tema ‘Atual Crise do Capitalismo e a Nova Luta pelo Socialismo’.
“Para cada etapa do ciclo de debates foram convidadas destacadas personalidades acadêmicas e atores políticos, com a finalidade de abordar de diferentes ângulos os temas propostos”, comentou o professor Antônio Eduardo Alves Oliveira.
Perfil dos organizadores
— Nilson Weisheimer é doutor em Sociologia pela UFRGS, Pós-Doutor em Sociologia pela USP, professor adjunto da UFRB; professor permanente do programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdade e Desenvolvimento (PPGCS/UFRB); líder dos grupos de pesquisas Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (NEAF/UFRB) e Observatório Social da Juventude (OSJ/UFRB) , recebeu o Prêmio CAPES de Teses em Sociologia – 2010.
— Antônio Eduardo Alves Oliveira é doutor em Ciências Sociais pela UFBA; com pesquisa realizada através da Foundation Nationale Des Sciences Politiques( Sciences PO-Paris), professor adjunto da UFRB; e professor permanente do programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdade e Desenvolvimento (PPGCS/UFRB).
Agenda
Debate 1: A Revolução Russa de 1917: legados e lições
Data: 9 de agosto de 2017 | Horário: das 15:00 às 19 horas
Debate 2: A Experiência do Socialismo Soviético
Data: 19 de outubro de 2017 | Horário: das 15:00 às 19 horas
Debate 3: Atual Crise do Capitalismo e a Nova Luta pelo Socialismo
Data: 26 de outubro de 2017 | Horário: das 15:00 às 19 horas
Local dos eventos: Auditório do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Endereço: Rua Maestro Irineu Sacramento, S/N | Bairro Centro
Cachoeira | Bahia | Brasil | CEP: 44300-000
Página do evento: https://www.facebook.com/100RRCAHLUFRB