Cachoeira: Grupo de Pesquisa e Estudos Marxistas da UFRB promove seminário nacional em homenagem aos 100 anos da Revolução Russa

Cartaz anuncia seminário nacional ‘100 anos da Revolução Russa – Tudo que é sólido se desmancha no ar?’
Cartaz anuncia seminário nacional ‘100 anos da Revolução Russa – Tudo que é sólido se desmancha no ar?’
Cartaz anuncia seminário nacional ‘100 anos da Revolução Russa – Tudo que é sólido se desmancha no ar?’
Cartaz anuncia seminário nacional ‘100 anos da Revolução Russa – Tudo que é sólido se desmancha no ar?’

O seminário nacional ‘100 anos da Revolução Russa – Tudo que é sólido se desmancha no ar?’, promove reflexão crítica sobre a luta histórica da classe trabalhadora por direitos sociais. Os debates sobre a Revolução Russa ocorrem nos dias 30 e 31 de agosto de 2017, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL – Quarteirão Leite & Alves), em Cachoeira, Bahia.

A iniciativa do seminário sobre a Revolução Russa de 1917 é do Grupo de Pesquisa e Estudos Marxistas (GEPM), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O evento conta com o apoio da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR), Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia (ASSUFBA), Movimento Negro Unificado, Andes, Grupo de pesquisa GEPS/UFRB , dentre outras entidades.

O tema e a estrutura

Sobre a importância do tema, o professo pesquisador Bruno Durães, um dos organizadores do evento, avalia que “a revolução russa abalou o mundo e foi realizada pelos proletários (pelxs trabalhadorxs), camponeses e pela população em geral. Ela primou pela auto-organização, tanto de trabalhadores da área urbana quanto do campo, consolidando uma nova etapa social, política e cultural, além de deixar um exemplo histórico e político de que é possível enfrentar a hegemonia capitalista e balançar suas estruturas”.

Ao comentar sobre a estrutura do evento, Bruno Durães, explica que a “ideia do seminário é homenagear um marco histórico mundial, que completa 100 anos, tendo como objetivo manter viva a memória daqueles acontecimentos e manter no horizonte esse fato até para pensar em transformações futuras. A ideia central é inserir o Recôncavo da Bahia (e a UFRB) dentro desse cenário internacional de homenagens e de reflexão crítica. Pretende-se, também, através do evento, fomentar o desenvolvimento reflexivo sobre o que foi a revolução, os desdobramentos e as lições para o presente.”.

A programação

O evento conta com três mesas no primeiro dia (quarta-feira, 30/08) que abordarão os seguintes temas: a Revolução Russa: camponeses, proletários e a luta social hoje; a arte e a Revolução Russa e a Revolução Russa e o protagonismo das mulheres.

No segundo dia do evento, (quinta-feira, 31/08), a programação proposta inclui os temas Revolução Russa e as lutas anticoloniais na África e na América Latina, a Revolução Russa: socialistas, proletários, campesinos, anarquistas e outros grupos e a Revolução Russa ontem e hoje.

Na condição de palestrantes e debatores, foram confirmados alguns nomes de expressão no campo da ciência, a exemplo dos professores Antônio Câmara, UFBA; Milton Pinheiro, UNEB, Sofia Manzano, UESB; Eurelino Coelho, UEFS; Jorge Almeida, UFBA, Bas’Ilele Malomalo, UNILAB, Ronaldo Barros, UFRB, Rosenária Ferraz, UFRB; Rosana Soares, UFRB e Diogo Valença,  UFRB, além de outros professores pesquisadores.

O seminário é parte do Encontro de Grupos de Estudos e Pesquisas Marxistas (EPMARX), que terá a IX Edição nos dias 21 e 23 de novembro de 2017, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O Seminário “100 anos da Revolução Russa – Rudo que é sólido se desmancha no ar?” é considerado como um seminário pré-epmarx. Outros eventos estão ocorrendo no Brasil como preparação para o Epmarx e como homenagem ao centenário da Revolução Russa, explica professor Bruno Durães.

Síntese da agenda do evento

O que

— Seminário ‘100 anos da Revolução Russa – Tudo que é sólido se desmancha no ar?’

Quando:

— 29, 30 e 31 de agosto de 2017.

Onde

— Dia 29, das 9 horas às 12 horas, pré-abertura no Campus da UFBA, em São Lázaro, Salvador;

— Dia 29, das 19 horas às 22 horas, sessão do filme sobre a Revolução Russa e debate, na UFRB, em Cachoeira;

— Dias 30 e 31, com programação diversificada, abrangendo manhã, tarde e noite. As atividades ocorrem no auditório do Quarteirão Leite & Alves, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da UFRB, em Cachoeira.

Sites do seminário

Confira site do GEPM: https://www2.ufrb.edu.br/gepm/

Confira site do evento: https://100anosdarevolucaorussablog.wordpress.com/

Confira site do EPMARX: http://epmarx2017.blogspot.com.br/

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112798 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]