Ações do Programa Saúde na Escola 2017 são ampliadas e chegarão a todos os municípios baianos

Governo da Bahia pretende ampliar ações do Programa Saúde na Escola 2017.
Governo da Bahia pretende ampliar ações do Programa Saúde na Escola 2017.
Governo da Bahia pretende ampliar ações do Programa Saúde na Escola 2017.
Governo da Bahia pretende ampliar ações do Programa Saúde na Escola 2017.

As ações do Programa Saúde na Escola 2017, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, estão sendo ampliadas e devem chegar a todos os 417 municípios baianos que fizeram adesão ao programa, podendo, desta forma, atender a mais de dois milhões de estudantes da Educação Básica. No total, vão participar 11.217 unidades escolares das redes municipais e estadual pactuadas, além de 2.644 creches, beneficiando a 100.257 alunos dessas unidades.

Realizadas em parceria com instituições ligadas à Educação, como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), e à Saúde, a exemplo da Secretaria da Saúde do Estado, as ações são trabalhadas no ambiente escolar. Entre as ações já alinhadas está a realização de quatro web-conferências, até o final do ano. A primeira acontece nesta quinta-feira (13/07/2017), às 14h30, sobre o tema “A importância dos GTI-M no planejamento e implementação do PSE”. Destinada especialmente aos profissionais da Atenção Básica e da Educação, os interessados podem participar acessando o endereço www.telessaude.ba.gov.br/participe. O objetivo do encontro é planejar as ações que serão realizadas nos municípios, identificando as necessidades de cada um e traçar as estratégias de trabalho.

O coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação, Fábio Barbosa, fala sobre a relevância das ações de promoção à saúde. “A adesão, este ano, de 100% dos municípios ao programa é um marco e demonstra um avanço do trabalho desenvolvido no ambiente escolar, através de parcerias”. Para a realização das ações do programa, dando sustentabilidade ao programa, o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) do Programa Saúde na Escola do Estado da Bahia elaborou um guia de orientações, disponibilizado no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Guia de orientações – O guia, explica Fábio, tem o objetivo de sinalizar as estratégias que visam contribuir para a formação e institucionalização da formação dos Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M), bem como o planejamento, a implantação e/ou implementação das ações vinculadas à saúde na escola, na perspectiva da promoção da saúde nos municípios baianos.

Para o processo de implantação das ações, está sendo feito um levantamento situacional dos municípios, através de um formulário, que irá subsidiar o trabalho. Visando, assim, potencializar as atividades em todo o Estado e, principalmente, contribuir para o seu bom funcionamento no âmbito municipal, o GTI-E elaborou o formulário “Levantamento Situacional do Programa Saúde na Escola – PSE no Estado da Bahia”, que deve ser respondido no link https://goo.gl/forms/iyfoyU7kgcZFmpYH3.

Saúde na escola – O Programa Saúde na Escola visa contribuir para a formação integral dos estudantes das redes públicas de Educação Básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde e à educação integral. Desenvolvido desde 2007 pela Secretaria da Educação, o programa é constituído de políticas de Saúde e Educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos.

A iniciativa engloba 12 ações estratégicas: atualização vacinal; alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; ações de combate ao Aedes aegypti; avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; saúde ocular e identificação de possíveis sinais de alteração; avaliação da saúde auditiva e identificação de possíveis sinais de alteração; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de sinais de agravos de doenças em eliminação; prevenção ao uso de drogas; realização de práticas corporais, da atividade física e do lazer; prevenção de DST/AIDS e orientação sobre direito sexual e reprodutivo e promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120445 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.