Salvador: governador Rui Costa inspeciona obras do novo Hospital Couto Maia, em Cajazeiras

Governador Rui Costa visita obras do novo Instituto Couto Maia (ICOM), no bairro de Cajazeiras, em Salvador.
Governador Rui Costa visita obras do novo Instituto Couto Maia (ICOM), no bairro de Cajazeiras, em Salvador.
Governador Rui Costa visita obras do novo Instituto Couto Maia (ICOM), no bairro de Cajazeiras, em Salvador.
Governador Rui Costa visita obras do novo Instituto Couto Maia (ICOM), no bairro de Cajazeiras, em Salvador.

No bairro de Cajazeiras, na capital baiana, um canteiro de obras anuncia o que será o novo Instituto Couto Maia (Icom), onde passará a funcionar o Hospital Couto Maia, que atualmente funciona no Monte Serrat, na Cidade Baixa. O equipamento será 20% maior que o existente, com expectativa de aumentar em 50% a assistência aos baianos. A unidade referência em doenças parasitárias e infectocontagiosa, como meningite, será ampliada e completamente renovada, prestando um atendimento ainda melhor aos baianos.

Em visita às obras, nesta terça-feira (27), o governador Rui Costa explicou a mudança de local. “Vamos instalar um sistema muito moderno de atendimento neste novo Couto Maia. O outro prédio onde funciona o hospital na Cidade Baixa é antigo e não atende as normas e as técnicas atuais, além de não ter infraestrutura para receber essas novas tecnologias disponíveis e que iremos implantar aqui, para tratar com mais qualidade os pacientes”, afirmou Rui, que, ainda nesta manhã, inaugurou dez novos leitos do Hospital de Cajazeiras.

O governador também adiantou que o novo Couto Maia ficará pronto em abril de 2018 e vai contar com 120 leitos. “Após a conclusão da obra, teremos um prazo de 60 dias para operação de teste e, em seguida, iniciamos a operação comercial. Esta é mais uma unidade hospitalar que iremos entregar ao povo da Bahia. Com isso, estamos fazendo diferença na saúde pública do estado, reforçando a rede hospitalar e ampliando leitos de UTI”, afirmou.

Nova estrutura

O hospital vai contar ainda com centro cirúrgico, unidade de emergência e de urgência especializadas, ambulatório de hanseníase, serviço de apoio diagnóstico, espaço para ensino e pesquisa, além de outros serviços. Com cerca de 18% do cronograma físico e financeiro já executados, o hospital terá 3 pavimentos.

A unidade vai ampliar a oferta de leitos em cerca de 30%, passando de 97 para 120, com 20 vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo no estado a ser construído através de uma Parceira Público -Privada (PPP), o Couto Maia vai ampliar as instalações dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), além de contar com agência transfusional, serviço de reabilitação e de logística. Será implantado ainda o serviço de apoio diagnóstico com equipamentos de radiologia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, endoscopia digestiva, eletrocardiografia e eletroencefalografia.

Hospital Couto Maia

Responsável por realizar cerca de dois mil atendimentos por mês, o Hospital Couto Maia tem 164 anos de fundação e se mantém como único hospital da Bahia especializado no tratamento de doenças infectocontagiosas. Atualmente são 97 leitos – incluindo seis de unidade de terapia intensiva (UTI) e 30 pediátricos -, ambulatórios de infecção geral, HIV e neuroinfecção. Ao todo, são 650 colaboradores envolvidos nas atividades e oferecendo assistência à saúde dos baianos.

O Hospital Couto Maia oferece pronto-atendimento 24 horas para pacientes referenciados e regulados no Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço de internação atende homens, mulheres e crianças, 60% deles portadores do vírus HIV, e a unidade permite que eles recebam todo o suporte para o controle da doença.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]