Palestra com pesquisadores movimenta Museu Parque do Saber de Feira de Santana

O astrônomo Leandro Andrade de Almeida foi o palestrante da 5ª edição da Palestra com pesquisadores.
O astrônomo Leandro Andrade de Almeida foi o palestrante da 5ª edição da Palestra com pesquisadores.
O astrônomo Leandro Andrade de Almeida foi o palestrante da 5ª edição da Palestra com pesquisadores.
O astrônomo Leandro Andrade de Almeida foi o palestrante da 5ª edição da Palestra com pesquisadores.

Com o tema “Exoplanetas: Explorando o universo em busca de novas terras”, a 5° palestra com pesquisadores movimentou a tarde da última terça feira (27/06/2017), no Museu Parque do Saber de Feira de Santana.

O astrônomo Leandro Andrade de Almeida foi o palestrante dessa edição. Com um vasto currículo ele concluiu seu curso de bacharelado em física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em 2006, é pós-doutorando do Departamento de Astronomia da USP, trabalhou por um ano no Departamento de Física e Astronomia – Johns Hopkins University e no Space Telescope Science Institute como pós-doutor, tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar observacional.

O palestrante prendeu a atenção do público presente e atraiu além de estudantes curiosos, pesquisadores, inclusive de outros países como China e Itália.

A experiência

Neimara Santos de 17 anos está concluindo o ensino médio e foi assistir a palestra a convite do namorado e contou que se surpreendeu. “Eu não estava muito interessada em vim, mas quando eu cheguei aqui foi totalmente diferente. Eu não tinha muito conhecimento sobre a área, mas essa palestra abriu minha visão para novas perspectivas, eu não tinha a percepção do universo como ele apresentou aqui. Foi muito bom ter vindo”.

Já o namorado de Neimara, Pedro Jerônimo, é estudante do 3° semestre de física na UEFS e foi ao evento como forma de extensão do seu curso. “Eu vim aqui para ampliar meu conhecimento na área. Eventos como esse colaboram para nosso crescimento, no meu curso eu tenho focado em astronomia e isso me ajudou a conhecer melhor meu trabalho. Além disso, aproveitei pra introduzir minha namorada na astronomia, de uma forma dinâmica como foi aqui hoje”.

Leonardo Almeida destacou a importância do evento. “Qualquer palestra de divulgação cientifica, inicialmente, qualquer que seja a área é de atrair novos talentos para a ciência. Na área de astrofísica, mais especialmente na área de exoplanetas, que tem um grande apelo público de entender esses novos corpos celestes que estamos descobrindo, traz uma grande curiosidade sobre uma das coisas que a gente mais quer saber no universo, que é a vida fora da Terra. Então esse enigma atrai a curiosidade em todas as faixas etárias desde criancinhas a idosos, e a gente pode ver isso hoje, tivemos um público muito diversificado”.

A Palestra com Pesquisadores tem como objetivo, dar visibilidade aos trabalhos dos pesquisadores, estreitar as relações entre eles e a comunidade.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110959 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]