
Viabilizar marcações de viagens para tratamento de pacientes portadores de doenças que não possuem especialidades na rede local do SUS é uma atividade do TFD (Tratamento Fora Domicílio). O serviço ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana beneficiou 9.877 pacientes de janeiro a junho deste ano.
O atendimento é prioritário para portadores de doenças cujo tratamento se enquadre em média e alta complexidade e estratégicos. Para pessoas que necessitam de acompanhante, a autorização é concedida mediante justificativa detalhada pelo médico que assina o laudo.
“Nesse primeiro semestre realizamos a viagem de 4.730 acompanhantes”, informa Pollyana Piana, coordenadora do TFD.
Para solicitar o serviço é necessário comparecer a sede da SMS para realização de cadastro. O paciente deve apresentar xerox do laudo ou relatório médico, comprovante de marcação do procedimento, identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de residência.
O agendamento das viagens só é autorizado mediante confirmação do atendimento no município referência. O TFD não realiza marcação de exames e consultas, este procedimento é feito pela Central de Regulação.