Lula lidera intenção de voto para presidente da República, 2º lugar tem empate entre Jair Bolsonaro e Marina Silva, informa pesquisa Datafolha

Infográfico da Folhapress destaca liderança de Lula.
Infográfico da Folhapress destaca liderança de Lula.
Infográfico da Folhapress destaca liderança de Lula.
Infográfico da Folhapress destaca liderança de Lula.

Pesquisa de intenção de voto para eleição de 2018 aponta vitória de ex-presidente Lula no primeiro turno. Por outro lado, petista tem maior taxa de rejeição. Bolsonaro aparece como segunda força ao lado de Marina.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha sobre intenções de voto para a eleição presidencial de 2018 aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança com cerca de 30% das intenções de voto, seguido por Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSC), tecnicamente empatados.

Bolsonaro, deputado federal pelo Rio de Janeiro, registrou um crescimento considerável em termos de popularidade, segundo a pesquisa publicada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (26/06/2017). Em dezembro, ele tinha 8% das intenções de voto, em abril passou para 14%, e atualmente figura com 16% – sempre na disputa com o governador paulista, Geraldo Alckmin, como candidato do PSDB.

Em quarto lugar figurou o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa (sem partido) com 11%.

O Datafolha simulou diversos cenários. Apesar de acusado na Lava Jato de crimes como organização criminosa e corrupção, Lula vence o primeiro turno em todas as simulações, seja contra Alckmin, contra o prefeito peessedebista de São Paulo, João Doria, ou com a presença do juiz federal Sérgio Moro (sem partido).

Jair Bolsonaro passou de 8% em dezembro de 2016 para 16%

Em simulações de prováveis constelações de segundo turno, Lula derrota a dupla do PSDB e Bolsonaro, mas empata com Marina e Moro na margem de erro, de dois pontos percentuais. A única vitória tucana seria no duelo entre Alckmin e Ciro Gomes (PDT).

Por outro lado, Lula registrou a maior taxa de rejeição (46%) na enquete para o primeiro turno – número similar ao registrado em abril (45%). Em segundo aparece Alckmin, com 34%, seguido por Bolsonaro, com 30%. Moro e Doria são descartados somente por 22% e 20% dos entrevistados, respectivamente.

Em cenários sem a disputa de Lula – seja sem PT ou com o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad como candidato – Marina vence o primeiro turno com 22% de intenção de voto. Marina lidera também no cenário sem alvos da Lava Jato – além dela, simulação contou somente com Bolsonaro, Doria e Gomes.

Em todos os casos, Bolsonaro aparece em segundo ou terceiro na intenção de voto no primeiro turno. A simulação de segundo turno entre Marina e Bolsonaro dá vitória tranquila à ambientalista (49% contra 27%).

O Datafolha não incluiu na pesquisa os nomes do presidente Michel Temer (PMDB) e de Aécio Neves (PSDB). A enquete foi realizada entre os dias 21 e 23 de junho.

*Com informações DW.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141304 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.