IX Conferencia Municipal de Saúde de Feira de Santana recebe 60 propostas

Debate marcou IX Conferencia Municipal de Saúde de Feira de Santana.
Debate marcou IX Conferencia Municipal de Saúde de Feira de Santana.
Debate marcou IX Conferencia Municipal de Saúde de Feira de Santana.
Debate marcou IX Conferencia Municipal de Saúde de Feira de Santana.

Fortalecer a saúde pública em Feira de Santana foi o objetivo da IX Conferência Municipal de Saúde realizada na tarde desta terça-feira (27/06/2017), no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria de Saúde.

Durante o encontro, cujo tema foi “Panejar é necessário”, os participantes representados por profissionais de saúde, gestores e usuários escolheram as propostas apresentadas nas Pré-conferências que irão compor o Plano Municipal de Saúde.

Mais de 60 propostas foram votadas, entre essas estão a reforma das policlínicas, o fortalecimento de ações de saúde, e a ampliação da prevenção de agravos e promoção da saúde do trabalhador em Feira de Santana.

A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, que compôs a mesa de abertura, afirmou que o Plano Municipal de Saúde vai nortear as ações nos próximos quatro anos, atendendo as necessidades da população e dentro das condições da própria gestão em executá-las.

O plano é um instrumento de gestão composto por blocos: Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Gestão.

“A confecção desse plano é um trabalho de gestão dentro da legalidade do SUS”, afirmou Denise Mascarenhas. A secretária de Saúde acrescenta que esse “é um momento de avaliar o sistema geral de saúde”.

A conferência foi aberta por Yaná Freitas, funcionária do setor de Planejamento, que norteou os ouvintes e delegados sobre a importância da votação, e a estrutura do Plano Municipal de Saúde que sintetiza as propostas.

A Conferência Municipal de Saúde acontece a cada quatro anos, sempre no primeiro ano de governo. Através dela é possível a avaliação dos serviços municipais de saúde, além da sugestão de melhorias e confecção de novas diretrizes para a política de saúde.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116730 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.