Fundação Lar Harmonia promove exames gratuitos para prevenir glaucoma e catarata serão realizados no Bairro Piatã, em Salvador

Fundação Lar Harmonia promove exames gratuitos.Fundação Lar Harmonia promove exames gratuitos.
Fundação Lar Harmonia promove exames gratuitos.

Fundação Lar Harmonia promove exames gratuitos.

O número de cegos no Brasil chega a 1,2 milhão, do qual cerca de 60% a 80% são casos evitáveis ou tratáveis. No mundo, aproximadamente 285 milhões de pessoas vivem com baixa visão ou cegueira de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para ajudar a prevenir as doenças dos olhos, será realizado o 9º Mutirão de Prevenção ao Glaucoma e à Catarata com consultas e exames gratuitos no dia 18 (domingo), no Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo da Fundação Lar Harmonia, em Piatã.

As 200 senhas serão distribuídas a partir das 6h e o atendimento será das 7h às 14h. Homens e mulheres acima de 40 anos ou pessoas a partir de 20 anos, com casos das doenças na família, serão atendidas.  Os interessados devem levar originais e cópias do Cartão do SUS de Salvador e do comprovante de residência. O oftalmologista e coordenador do mutirão, Adilson Afonso, informa que os pacientes diagnosticados com catarata e glaucoma serão encaminhados para cirurgia e tratamento. A ação é uma realização da Fundação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Clínica Clivan (Garibaldi).

A catarata e o glaucoma são as principais causas de cegueira no mundo, segundo estudo realizado pela consultoria de saúde Evidências – Kantar Health. O oftalmologista alerta que o glaucoma se desenvolve lentamente e o doente a percebe quando já perdeu 90% do nervo ótico, que faz a transmissão de imagens do olho para o cérebro. “Por isso os exames periódicos são muito importantes na prevenção e controle da doença”, alerta Adilson Afonso. Quanto à catarata, o ele informa que se manifesta através da opacidade do cristalino, uma lente que há dentro do olho, e a substituição dela por outra lente recupera totalmente a visão do paciente.

Sobre a Fundação Lar Harmonia

A Fundação Lar Harmonia presta assistência médica, psicológica, emocional, espiritual e social às famílias carentes do Bairro da Paz, Alto do Coqueirinho e Baixo do Tubo, em Salvador. Criada em 1994, a instituição desenvolve diversos projetos sociais, com parcerias públicas e privadas. Atualmente, a fundação está construindo um Lar para Idosos.

Agenda

Data: 18/06/2017

Local: Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo, na sede do Lar Harmonia, na Rua Deputado Paulo Jackson, Nº 560, em Piatã.

Horário: Distribuição de senhas às 6h e atendimento das 7h às 14h.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]