Feira de Santana: passeio de trenzinho chama atenção das pessoas sobre doença falciforme

Passeio de trenzinho chama atenção das pessoas sobre a doença falciforme.
Passeio de trenzinho chama atenção das pessoas sobre a doença falciforme.
Passeio de trenzinho chama atenção das pessoas sobre a doença falciforme.
Passeio de trenzinho chama atenção das pessoas sobre a doença falciforme.

Ao completar um mês de vida, a pequena Júlia Silva foi diagnosticada como portadora da anemia falciforme. Hoje, aos três anos, ela leva uma vida normal. Porém, sofre fortes dores nas articulações. O diagnóstico da doença foi obtido através do Teste do Pezinho.

Nesta segunda-feira (19/06/2017), o Centro Municipal de Referência à Pessoa com Doença Falciforme de Feira de Santana promoveu um passeio de trenzinho para as crianças assistidas como forma de chamar a atenção da sociedade para essa patologia, que é ocasionada pela alteração genética na hemoglobina – proteína responsável em absorver e transportar o oxigênio no sangue e liberá-lo no tecido.

“Esse passeio é para chamar a atenção da sociedade para essa doença e para a importância do diagnóstico e tratamento prévios”, afirmou a coordenadora do Centro de Referência, Luciana Brito.

Os portadores da doença apresentam fortes dores nos ossos, músculos e articulações, cansaço, tem anemia, olhos amarelados (icterícia), insuficiência renal aguda, feridas (úlceras). Em crianças pode haver edemas nas mãos e pés.

O diagnóstico pode ser feito no bebê logo após o nascimento, através da triagem neonatal – “Teste do Pezinho” – e, quando adulto, pelo exame de eletroforese de hemoglobina.

A programação pelo dia de conscientização terá continuidade nesta terça-feira (20/06), no distrito de Jaíba, com uma ação para coleta de amostras de sangue. “Há registros da doença no distrito. Portanto, iremos realizar essa ação para detecção de possíveis casos da doença, garantindo o acesso do portador da anemia ao serviço de saúde”.

Centro de Referência à Pessoa com Doença Falciforme funciona no Centro Social Urbano (CSU), funciona de segunda a sexta-feira. Conta com vários profissionais entre hematologista, neuropediatra, clínico, nutricionista, equipe de enfermagem, serviço social e fisioterapeuta.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110959 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]