Escolas da rede estadual da Bahia encerram primeiro semestre de 2017 com realização de festas juninas

Apresentação da Quadrilha Pé no Chão, do município de Ribeira do Pombal, durante os festejos juninos de 2017.
Apresentação da Quadrilha Pé no Chão, do município de Ribeira do Pombal, durante os festejos juninos de 2017.

Com o recesso estudantil, que acontece de 22 de junho a 02 de julho de 2017, as escolas da rede estadual já entraram em ritmo junino. Para integrar a comunidade escolar diversas unidades estão realizando atividades diversificadas em todo o Estado. São quadrilhas, comidas típicas, brincadeiras tradicionais e apresentações musicais.

É o caso do Colégio Estadual Duque de Caxias, no bairro da Liberdade, que transformou a escola, nesta terça-feira (20/06/2017), em uma verdadeiro espaço para o arrasta-pé. “Além das tradicionais atividades também apresentamos a peça ‘A festa junina’, produzida e desenvolvida pelos próprios estudantes. Foi uma semana de ensaios e muito disposição para podermos apresentar o espetáculo”, destacou a estudante do 3º ano, Marcele Nascimento, 16 anos.

Ainda foi oferecido um café da manhã com as comidas típicas da festa junina. “Durante o encontro pudemos conversar sobre as diversas características das comidas oferecidas durante a festa conhecendo um pouco sua origem e o gosto dos presentes”, contou Igor Santos, 17, aluno do 3º ano.

No interior, o Colégio Estadual Alaor Coutinho, em Vitória da Conquista, região do Centro-Sul Baiano (a 517 Km de Salvador), os estudantes estão ensaiando a quadrilha para o “Arraiá do Alaor” que será apresentado na manhã desta quinta-feira (21/06). Os estudantes vão realizar um casamento caipira em forma de cordel, e para animar ainda mais a festa, haverá concurso de melhor caipira, brincadeiras, comidas típicas e a escolha do melhor casal dançarino.

Durante o período de férias apenas os estudantes e professores estarão em recesso, o setor administrativo das unidades funciona normalmente. Para o cumprimento dos 200 dias letivos, algumas escolas na Bahia seguem calendários específicos direcionados a realidade local.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108862 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]