Deputado José de Arimateia discute reforma do Ensino Médio na ALBA

O evento promovido pelo deputado José de Arimateia debateu ensino médio.
O evento promovido pelo deputado José de Arimateia debateu ensino médio.
O evento promovido pelo deputado José de Arimateia debateu ensino médio.
O evento promovido pelo deputado José de Arimateia debateu ensino médio.

A reforma do Ensino Médio foi amplamente discutida na tarde desta segunda-feira (26/06/2017), no Auditório Jornalista Jorge Calmon, localizado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A ocasião só foi possível através da Audiência Pública sobre Políticas Públicas para o Fortalecimento do Protagonismo Infantojuvenil, idealizada e promovida pelo deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), que também é presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Protagonismo Infantojuvenil. Com uma plateia formada por jovens e educadores, o Parlamento Baiano foi palco de debate e esclarecimentos.

O proponente da Audiência Pública falou que a Frente Parlamentar de Apoio ao Protagonismo Infantojuvenil tem realizado uma série de ações com a finalidade de projetar ações que visem a qualidade da educação, bem como a oportunidade de ascensão dos jovens no mercado de trabalho, no intuito de fazer com que o Poder Público seja um terreno fértil. “As relações da criança e do adolescente com o mercado de trabalho são demasiadamente importantes e a educação, como já foi dito, é um ponto chave deste processo. A discussão de hoje é extremamente valorosa, porque ainda gera muitas dúvidas entre educadores, estudantes e pais”, disse José de Arimateia.

De forma minuciosa, o professor e coordenador Geral do Ensino Médio da Secretaria de Ensino Básico do Ministério da Educação, Wisley João Pereira, destacou a relevância da cerimônia que objetiva tirar dúvidas e esclarecer os benefícios e avanços com a reforma na área da educação. Para ele, a restruturação do Ensino Médio permitirá que o jovem possa escolher parte do seu currículo baseado na área que ele deseja desempenhar. “Sairemos do engessado e teremos a oportunidade  de atender os anseios da juventude. Iremos garantir a autonomia dos nossos jovens”, explicou, afirmando que atualmente 82% dos jovens de 18 a 24 anos estão fora do ensino superior.

Para ilustrar a importância da Frente Parlamentar de Apoio ao Protagonismo Infantojuvenil, a Presidente do Instituto Solidário Estudantil do Empreendedor Individual (ISEEI), Mafra Merys, discorreu de forma pontuada a trajetória da Frente que luta pela juventude, e vibrou por ser a primeira do Nordeste em tratar da Reforma do Ensino Médio.

Também estiveram presentes a Presidente da Associação Baiana de Mantenedores do Ensino Técnico (ABAMET), Geisiane Teles, o professor e Vice-presidente do Sindicato das Escolas Particulares da Bahia (SINEP), Nelson Souza, e a presidente da Associação Sergipana de Mantenedores do Ensino Técnico, Madalena Fontes.

Para encerrar o evento, a Força Jovem Universal, formada por mais de 50 jovens, cantou de forma calorosa um Hino da FJU e movimentou o Auditório da ALBA.

 

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108041 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]