Começa o Virtual Educa na Colômbia e a Bahia se prepara para sediar evento em 2018

Secretário Walter participa do Virtual Educa na Colômbia.
Secretário Walter participa do Virtual Educa na Colômbia.
Secretário Walter participa do Virtual Educa na Colômbia.
Secretário Walter participa do Virtual Educa na Colômbia.

Começou, nesta terça-feira (13/06/2017) e segue até esta sexta-feira (16), em Bogotá (Colômbia), o 18º Encontro Internacional Virtual Educa, este que é um dos maiores eventos mundiais na área da Educação. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, participa das atividades, representando a Bahia, que sediará o evento em 2018.

“É uma alegria participar de mais uma etapa do Virtual Educa. Os desafios estão lançados e, no mundo inteiro, o grande debate que se faz é como promover a Educação através da inovação, do envolvimento, do uso da tecnologia, mas sem que todas essas ferramentas venham substituir o principal elemento para a transformação de vidas e a consolidação de uma Educação inovadora, que é o conteúdo pedagógico”, afirmou Pinheiro, ao destacar a importância deste encontro internacional.

“O Virtual Educa tem esta tarefa de olhar as dificuldades; tentar enxergar as barreiras; estabelecer metas; oportunizar caminhos; criar, cada vez mais, relações; convocar a todos para que possamos, de uma vez por todas, eliminar todas e quaisquer barreiras estabelecidas; eliminar as dificuldades; estabelecer a universalização; criar as condições de cobertura; fazer com que em todos os lugares, em todos os cantos deste mundo afora a Educação possa chegar com qualidade, inovação, disposição e, principalmente, com formação para os nossos professores”, ressaltou Pinheiro.

O secretário geral do Virtual Educa, José María Antón, destacou a importância da Educação como elemento capaz de melhorar a realidade das nações. “Queremos transformar os sistemas educacionais e para isto precisamos de uma construção coletiva capaz de contribuir para um mundo melhor para nossos filhos”, disse.

O ministro colombiano de Tecnologias da Informação e das Comunicações, David Luna, destacou o papel da Educação como elemento central na construção de uma sociedade pacífica em seu país. “Os conteúdos educacionais e o envolvimento das famílias são a parte principal deste processo”, disse. Ele destacou o programa colombiano Computadores para Educar e também citou a importância para a Colômbia de receber o encontro. “Estamos convencidos que estamos fazendo o correto, mas isto não significa que podemos continuar aprendendo, e por isso o Virtual Educa é tão importante para nós”, disse.

Plenária – Logo após a abertura solene, o secretário Walter Pinheiro participou da Plenária Multilateral e Institucional, que debateu o plano Nacional Decenal de Educação (2016-2026) da Colômbia. A plenária também contou com a participação do diretor do Centro para América Latina da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Roberto Martínez, do economista sênior do Banco Mundial, Pawan G. Patil, do presidente da Alianza Global Virtual Educa, Neil Parsan e do presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Ruben Delgado. Dentre outras autoridades, também participou da solenidade de abertura a vice-ministra de Educação Superior da Colômbia, Natalia Ruiz Rodgers.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116929 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.