Arraiá 2017 de Ipitanga promete muito forró e alegria em Lauro de Freitas

Ensaio do São João.
????????????????????????????????????
Ensaio do São João.
Ensaio do São João.

Está tudo pronto para o Arraiá de Ipitanga em Lauro de Freitas. A festa, que acontece nos dias 23 e 24 de junho de 2017, na Praça da Matriz, pretende atrair mais de dez mil pessoas para forrozear ao som de bandas como Forró Sobepoeira, 20 Xotear, Filé de Camarão, e dançar agarradinho nos blocos tradicionais Chapéu e Gravata, Arrasta Jegue, Catadinho de Forró e Cangaceiros de Ipitanga. Tudo com conforto e segurança para celebrar a festa que é sinônimo da alegria nordestina.

Além das atrações locais como Eralson Romão, Wellington Pacheco e Ruan Bagano, a Prefeitura de Lauro de Freitas traz para o palco principal o forró de Gereba, Edu Casanova e Val Macambira. “Estamos resgatando a festa com a característica pé de serra que é a raiz da cultura junina”, destaca o secretário de Cultura e Turismo Manoel Carlos dos Santos.

Segurança 

De acordo com o major Fabricio de Oliveira da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar, homens do efetivo foram escalado para fazer a cobertura nas imediações da festa e em pontos estratégicos do circuito. “Nós solicitamos apoio de outras guarnições. Além da segurança das pessoas que vêm curtir a festa, vamos realizar testes de bafômetro com blitz nas entradas e saídas da cidade”, conta.

A segurança será reforçada com a presença da Guarda Municipal (GM), no Arraiá. O superintendente de Segurança Pública de Lauro de Freitas, Edson Neves conta que as câmeras que fazem o monitoramento estarão funcionando 24h diretamente ligadas ao Centro Integrado de Operações (CIOP). “Nós remanejamos algumas câmeras para o circuito do evento o que nos dará maior suporte para qualquer eventualidade”, disse.

Trânsito

O trânsito na Praça da Matriz, local onde está montado o palco principal da festa, será alterado. Agentes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), estarão coordenando o fluxo de veículos direcionando para as vias de circulação livre. “Nossa intenção é dar mais conforto para os forrozeiros. Fazer com que as pessoas brinquem o São João sem se preocupar com o tráfego de veículos no local. Cones de sinalização também ajudarão a identificar os trajetos indicados”, explica o superintendente da SETTOP, Smith Neto.

Limpeza

Equipes de agentes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) estarão a postos. De acordo com o gestor da pasta, Renato Brás, a varrição será realizada após a passagem dos blocos pelas avenidas. Um carro pipa também fará a limpeza das ruas com água e detergente após o termino dos festejos a cada dia.

Programação

No primeiro dia, as apresentações serão iniciadas às 16h, mas a abertura oficial deve ocorrer às 20h, quando o compositor Gereba Barreto homenageia Luiz Gonzaga com o clássico Asa Branca. Na sequência sobem ao palco Zelito Miranda e Edu Casanova.  Wellington Pacheco, Eralson Romão e Xote de Anjo encerram a noite.

No segundo dia a programação será aberta às 10h, com a apresentação de quadrilhas escolares. Os blocos tradicionais Chapéu e Gravata, Arrasta Jegue, Catadinho de Forró e Cangaceiros de Ipitanga sairão do final de linha dos ônibus em direção a Praça da Matriz  a partir das 12h. Banheiros químicos foram instalados em todo o trajeto.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108735 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]