Sérgio Barradas Carneiro recebe a Comenda 2 de Julho da ALBA

Deputado Carlos Geilson entrega Comenda 2 Julho à Sérgio Barradas Carneiro.
Deputado Carlos Geilson entrega Comenda 2 Julho à Sérgio Barradas Carneiro.
Deputado Carlos Geilson entrega Comenda 2 Julho à Sérgio Barradas Carneiro.
Deputado Carlos Geilson entrega Comenda 2 Julho à Sérgio Barradas Carneiro.

A Assembleia Legislativa conferiu a Comenda 2 de Julho ao secretário de Relações Instituições de Feira de Santana, Sérgio de Barradas Carneiro, em sessão especial realizada na tarde de ontem. A honraria foi aprovada em plenário em outubro de 2015 por iniciativa do deputado Carlos Geílson (PSDB). Muito emocionado, o ex-parlamentar da Casa e da Câmara Federal, disse não ter palavras para agradecer a distinção e a presença de todos.

“Só ouvir o discurso do deputado Carlos Geílson, rendendo homenagens ao meu pai, já valeu esta sessão”, disse em seu pronunciamento de agradecimento. Ele antecipou logo que não faria um discurso longo, mas pontuaria os agradecimentos indispensáveis. Ao final da sessão, foi promovido o lançamento do livro A Bahia na Vanguarda do Direito das Famílias, do próprio Sérgio, publicado pela Alba. Ao falar sobre o livro, ressaltou que este trata da contribuição de Rui Barbosa, Nelson Carneiro, César Borges e ele próprio para a modernização das leis que tratam de matrimônio e família. Sérgio agradeceu a Joaci Góes pelo prefácio, a Rodrigo Pereira e Mariana Chaves, pela apresentação e orelha do livro e a todos os que contribuíram na conclusão do trabalho. Ele elogiou o trabalho editorial desenvolvido pela Casa e agradeceu ao “amigo Marcelo Nilo” por ter promovido a publicação pela Assembleia.

Carlos Geílson ocupou a presidência dos trabalhos e compôs a mesa com o ex-governador e ex-senador João Durval Carneiro, o ex-prefeito João Henrique, pai e irmão do homenageado respectivamente; a ex-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Silvia Zarif; o deputado Tom Araújo (DEM); o procurador Rui Deiró, representando a PGE; a defensora pública, Soraia Ramos, representando a Defensoria; os vereadores de Salvador, Odiosvaldo Vigas e de Feira de Santana, Roberto Tourinho; Joaci Góes, representando a Academia de Letras da Bahia e o Instituto Geográfico e Estatístico da Bahia (IGHB).

Ao fazer o discurso de saudação, Geílson dedicou boa parte de sua fala a demonstrar a admiração por João Durval Carneiro. “Feira de Santana era um canteiro de obras, quando o senhor governou a Bahia”, disse, ressaltando ser ele o primeiro e único governador e senador feirense pela Bahia. “O sertanejo é grato ao senhor ontem, hoje e sempre”, definiu.

“Me sinto honrado e feliz em ser o autor do projeto de resolução que a ele concede a comenda, não só pelas relações pessoais de amizade que temos, mas sobretudo pela convicção de que estou sendo apenas o instrumento da vontade do povo de nossa terra”, disse. Ao ocupar a presidência para dar a palavra a Geílson, Tom também ressaltou a honra de participar da solenidade da concessão da comenda e destacou a amizade que os une e a justiça da honraria pelos relevantes serviços prestados.

Sérgio Carneiro é advogado e administrador de empresas, tendo nascido em 1960, na cidade de Feira de Santana. Ao longo de sua vida pública, exerceu diversos cargos, tendo sido eleito vereador de Feira, deputado estadual e federal por três mandatos. Em sete ocasiões, foi escolhido como um dos cem mais influentes do Congresso Nacional pelo Diap.

Na Câmara, foi autor da PEC 66/86, que tornou efetivo o divórcio no Brasil (antes eram necessários dois anos de desquite para poder requerer o divórcio). Ele participou ativamente na elaboração do novo Código do Processo Civil e foi procurador da Câmara entre 2009 e 2010.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107970 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]