Reiniciada requalificação da arborização nas avenidas de Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana.
Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana.
Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana.
Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana.

O Departamento de Áreas Verdes na ultima terça-feira, (02/05/2017), reiniciou o projeto de renovação da arborização e a retirada de árvores hospedeiras da erva de passarinho, “os pés de Sabiá” nas avenidas Getúlio Vargas, Maria Quitéria e no bairro Brasília.

“Essa é a terceira e última etapa com a finalidade de qualificar a arborização e evitar a propagação da erva de passarinho em outras árvores.  Ela inevitavelmente promove a morte do vegetal que parasita a copa”, explicou o diretor de Áreas Verdes, Deodato peixinho.

A erva de passarinho é uma espécie de vegetal que parasita outras árvores sugando a seiva chegando ao ponto de matar por inanição e o seu principal disseminador é um pássaro, que ao comer a fruta limpa o bico em outras árvores e/ou defeca transferindo a semente. De imediato germinam e infiltram suas raízes no tecido epistêmico das árvores procedendo com parasitismo.

“Esse trabalho iniciou no ano de 2003 quando foram plantadas novas árvores prevendo a substituição dessa espécie de vegetal (Sabiá). O processo consiste no plantio de uma árvore com qualidade e distância média de 1,5m com a intenção de substituir a árvore inadequada sem que haja perda da qualidade da arborização das avenidas”, afirmou Deodato.

“Nesta última etapa estaremos concluindo um restante em torno de 30%, finalizando assim a qualificação da arborização das avenidas com um total acima de 400 árvores. A ação teve inicio na Maria Quitéria e no bairro Brasília, conjuntamente com as substituições dessas árvores também estaremos promovendo a retirada de todos os tocos existentes nas avenidas. A nossa previsão é concluir em 60 dias”, pontuou o diretor.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113710 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]