MAC Feira de Santana exibe filme documentário ‘Suspiros de um Trovador’

Cartaz do filme documentário 'Suspiros de um Trovador'.
Cartaz do filme documentário 'Suspiros de um Trovador'.
Cartaz do filme documentário 'Suspiros de um Trovador'.
Cartaz do filme documentário ‘Suspiros de um Trovador’.

O filme documentário ‘Suspiros de um Trovador’ estreia neste sábado (27/05/2017), às 17:00 horas, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC Feira). A exibição está dentro da programação da Feira Literária e será feita em comemoração ao centenário de Rodolfo Coelho Cavalcante. O filme foi patrocinado pela Secult/Fundo de Cultura e foi produzido pela Associação Sociocultural Umbigada.

Sinopse

Suspiros de um Trovador é um filme documentário que revela a vida e obra do poeta popular alagoano Rodolfo Coelho Cavalcante (1917-1986). Seu filho e cordelista, Isaías Cavalcante – Ismoca, persegue sua vida pela Bahia, Alagoas e Rio de Janeiro e vivencia sua obra literária, seja declamando poesias, lendo cordéis, negociando livretos nas feiras, ruas e também reencontrando amigos e poetas.

Rodolfo Coelho Cavalcante

O poeta e cordelista tornou-se reconhecido nas ruas pela destreza de sua trova e pelo modo peculiar de se vestir como mestre de cerimônia, em traje completo, com gravata, paletó e colete. Foi um articulador nato e militante da causa dos cantadores e trovadores. Em 1955, junto com outros trovadores, realizou o I Congresso Nacional de Trovadores e Violeiros, quando foi fundada a Associação Nacional de Violeiros e Trovadores. Fundou os periódicos O Trovador, A voz do trovador e Brasil Poético, além de algumas instituições culturais importantes, como a Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel, que neste ano completa 40 anos de existência.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108757 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]