Governo Rui Costa entrega 840 cisternas para comunidades rurais de Quijingue

Governo entrega 840 cisternas para comunidades rurais de Quijingue.
Governo entrega 840 cisternas para comunidades rurais de Quijingue.
Governo entrega 840 cisternas para comunidades rurais de Quijingue.
Governo entrega 840 cisternas para comunidades rurais de Quijingue.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), entregou 840 cisternas no município de Quijingue, no semiárido baiano, nesta segunda-feira (08/05/2017). O conjunto de cisternas vai beneficiar mais de 75 comunidades rurais, permitindo o acesso à água de qualidade para o consumo humano. “Às vezes, uma pequena decisão política pode salvar a vida de muita gente. Estamos aqui para celebrar essa alegria, mas vamos voltar outras vezes para ampliar esse programa”, afirmou o titular da SJDHDS, Carlos Martins, durante a entrega na comunidade do Tatu.

As cisternas receberam R$ 2,8 mil em investimentos. Elas representam um elemento de combate à estiagem, uma vez que Quijingue é um dos 214 municípios baianos que se encontram em situação de emergência por conta da seca. “O que eu tinha aqui era um tanque pequeno. Agora tudo mudou e, com certeza, a vida melhora. Os meninos vão para escola sem se preocupar se tem ou não água”, destacou Dona Maria, uma das beneficiadas.

Com as entregas desta segunda (8), o número de cisternas de consumo construídas em Quijingue, por meio da SJDHDS, chega a 1630, com um investimento total de mais de R$ 4,6 milhões. A Superintendência de Inclusão de Segurança Alimentar (Sisa) é responsável pela coordenação do projeto, enquanto a execução fica a cargo da Fundação de Apoio a Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (Fatres).

Desde 2015, por meio do Programa Cisternas, que atende famílias cadastradas no CadÚnico, residentes na zona rural e em situação de vulnerabilidade social ou extrema pobreza e que não tenham acesso à fonte de água, a SJDHDS já financiou a construção de mais de 45 mil cisternas de consumo no semiárido baiano.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111021 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]