
Em nota, emitida nesta terça-feira (23/05/2017), a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) criticou a postura do vereador e cantor Anderson Machado de Jesus (Igor Kannário, PHS de Salvador), durante os festejos da Micareta 2017 de Feira de Santana, oportunidade em que o dublê de cantor e político criticou a atuação de um policial, provocando o prefeito do Município a agir junto ao comando da polícia.
Na avaliação da SSP, as críticas a possíveis falhas de policiais são importantes e necessárias, desde que sejam utilizados os mecanismos adequados, a exemplo do disque Ouvidoria Geral 3450-1212 e do Disque-Denúncia (71-3235 0000).
A Secretaria afirmou que “instigar uma disputa de poderes em um evento público, inclusive desqualificando a centenária e respeitosa Polícia Militar não são condutas esperadas de um artista e membro do legislativo”.
Confira íntegra da nota da Secretaria da Segurança Pública da Bahia
A Secretaria da Segurança Pública enfatiza que a Polícia Militar da Bahia é uma das mais qualificadas no Brasil em atuação em grandes eventos, servindo, inclusive de modelo para outros estados, que com frequência procuram a Bahia para ter acesso ao modelo de policiamento utilizado em multidões. Assim como as demais forças de Segurança do estado, a PM- BA foi destacada com a melhor nota das avaliações da Copa do Mundo 2014 e, nas Olimpíadas Rio 2016 não foi diferente.
A SSP ressalta ainda que está aberta a toda crítica fundamentada às polícias estaduais e que vai apurar os supostos excessos cometidos durante a Micareta de Feira de Santana, evento no qual participaram as corregedorias da PM e da SSP em regime de plantão, para receber qualquer tipo de denúncia abuso policial.
No entanto, a SSP entende que levantar e instigar uma disputa de poderes em um evento público, inclusive desqualificando a centenária e respeitosa Polícia Militar não são condutas esperadas de um artista e membro do legislativo. Ressalta ainda que o fato está sendo avaliado e que, caso se configure desacato, a SSP tomará as providências judiciais cabíveis.
Por fim, a SSP reafirma que todo excesso policial deve ser denunciado, seja através da Ouvidoria Geral 3450-1212, redes sociais da instituição (Facebook, Twitter, Instagram), Disque-Denúncia (71 3235 0000) ou por meios das corregedorias policiais.