Com intervenções do Governo Rui Costa, mobilidade urbana de Salvador evolui; VLT é sistema adotado nas principais cidades europeias

Ilustração do sistema de transporte público através Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), projetado para Salvador.
Ilustração do sistema de transporte público através Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), projetado para Salvador.
Governador Rui Costa anuncia publicação de licitação do VLT: “vai transformar mobilidade do Subúrbio”.
Governador Rui Costa anuncia publicação de licitação do VLT: “vai transformar mobilidade do Subúrbio”.

“O VLT que vai transformar a mobilidade do Subúrbio de Salvador já deu o primeiro passo para se tornar realidade. O aviso de licitação para implantação e operação do novo sistema está no diário oficial de hoje.”. A frase é do governador Rui Costa, que anunciou a novidade em suas redes sociais, na manhã desta quarta-feira (03/05/2017).

Rui Costa explica que a implantação e operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) será por meio de Parceria Público Privada (PPP). A sessão pública de abertura das propostas de empresas interessadas já tem data agendada: 30 de junho de 2017, na sede da BM&FBOVESPA, em São Paulo.

A previsão é de início das obras em até 90 dias após a assinatura do contrato da PPP, enquanto o prazo para conclusão é de 24 meses. Com cerca de 19 quilômetros de extensão e 21 paradas, o VLT vai substituir o Sistema de Trens do Subúrbio, ligando a região do Comércio a Paripe. A expectativa é de beneficiar mais de 1,5 milhão de moradores do Subúrbio Ferroviário.

As intervenções acontecerão em duas fases: a primeira, entre o Comércio e Plataforma, tem 9,4 quilômetros; e a segunda, entre Plataforma e São Luiz, com 9 quilômetros. O modal será formado por 20 composições de tração elétrica, capaz de levar mais de 600 passageiros em cada uma, e terá um pátio de manutenção no bairro da Calçada e outro de apoio de manutenção em Paripe. Todo percurso, de um extremo a outro, será realizado em 40 minutos.

Sistemas complementares

O Veículo Leve sobre Trilho (VLT) funcionará em sincronia com o Sistema Metroviário Salvador – Lauro de Freitas. Associando os sistemas de transporte VLT e Metro, a gestão do governador Rui Costa estará implantando, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o que existe de mais moderno em mobilidade urbana para cidades de médio e grande porte.

Confira vídeo

Sobre Carlos Augusto 9405 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).