CODEVASF avança na implantação de mais um projeto irrigado no semiárido baiano

Sistemas de plantio irrigado são incentivados pela Codevasf.
Sistemas de plantio irrigado são incentivados pela Codevasf.
Sistemas de plantio irrigado são incentivados pela Codevasf.
Sistemas de plantio irrigado são incentivados pela Codevasf.

A implantação do projeto público de irrigação Iuiú vai possibilitar a agricultura irrigada numa área de 30,3 mil hectares, beneficiando cerca de 40 mil pessoas no Médio São Francisco baiano. Para retomar o andamento do projeto, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está investindo R$ 12,5 milhões. O projeto abrange terras dos municípios de Malhada, Iuiú e Sebastião Laranjeiras.

“Estão previstos 1.860 lotes, sendo 1.150 para pequenos irrigantes, 550 para grandes empresas e outros 160 para assentados do Incra. Em termos de benefícios sociais, vislumbramos a melhoria de qualidade de vida dos habitantes da região”, explica Marco Aurélio Ayres Diniz, diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf.

Os investimentos para retomada do projeto estão sendo aplicados na atualização do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, incluindo a avaliação de impacto ambiental (AIA); consolidação do anteprojeto de engenharia das etapas 2 e 3; adequação do projeto básico e atualização e complementação dos estudos ambientais da etapa 1.

Segundo Renato Brito Chaves, gerente de Estudos e Projetos da Codevasf, para dar continuidade às ações foram celebrados, no mês de março deste ano, novos compromissos com a empresa de engenharia responsável pelo trabalho, com término previsto para o início de 2018.

“Após a conclusão desses contratos, a próxima fase será a elaboração do projeto executivo da primeira etapa e os projetos básico e executivo da segunda e terceira etapas, seguindo-se a execução da obra. Esse empreendimento promoverá desenvolvimento regional, com vistas a minimizar o êxodo rural e melhoria do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) na região, dentre outros benefícios”, destaca Chaves.

O projeto de irrigação Iuiú está situado no sudoeste do estado da Bahia, na região do Médio São Francisco, próximo à confluência do rio Verde Grande – que serve de divisa entre Minas Gerais e Bahia. O acesso, por via aérea, pode ser feito até a cidade de Bom Jesus da Lapa ou Guanambi, na Bahia, que ficam a uma distância do projeto, respectivamente, de 140 quilômetros pela BA-160 e 111 quilômetros pela BR-030. A distância de Malhada a Salvador é de cerca de 940 quilômetros.

Sistemas de plantio irrigado.
Sistemas de plantio irrigado.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112699 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]