Vereadora repercute possível instalação do Conselho Municipal dos Animais de Feira de Santana

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Gerusa Sampaio: é através dos Conselhos que nós lutamos e podemos avançar.
Gerusa Sampaio: é através dos Conselhos que nós lutamos e podemos avançar.
Gerusa Sampaio: é através dos Conselhos que nós lutamos e podemos avançar.
Gerusa Sampaio: é através dos Conselhos que nós lutamos e podemos avançar.

Utilizando a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã desta terça-feira (28/03/2017), a vereadora Gerusa Sampaio (DEM) destacou uma indicação de sua autoria para a instalação do Conselho de Defesa e Proteção ao Animal, e pediu a ajuda dos colegas vereadores para a implantação. “É através dos Conselhos que nós lutamos e podemos avançar. Lutas sadias e ordeiras, claro”, pontuou.

A vereadora ainda lembrou que em Feira de Santana existem o Centro de Zoonozes e a Associação de Proteção aos Animais (APA), que já ajudam no tratamento de animais na cidade, mas que ainda não é o suficiente. “Podemos construir um Hospital Veterinário dentro do Centro de Zoonozes porque lá tem espaço para isso”, destacou.

Em aparte, o vereador Marcos Lima (PRP) afirmou que uma eleitora sua esteve em seu gabinete pedindo ajuda para realizar uma cirurgia de hérnia em seu animal, pois não tinha condições de realizar. Segundo ele, tentou ajudá-la e logo após fez uma indicação ao prefeito José Ronaldo de Carvalho para que seja realizado um convênio com alguma entidade da cidade para ajudar pessoas que, como ela, não têm condições de pagar uma clínica particular. “Para algumas pessoas um animal não tem valor, mas para outras que amam os seus bichinhos, tem”, completou.

Também em aparte, o vereador Cadmiel Pereira (PSC) parabenizou a colega pelo seu pronunciamento e se colocou à disposição para ajudá-la. “A ideia do Conselho é maravilhosa. Já pedi uma Audiência Pública para discutirmos a política dos direitos dos animais e espero contar com a sua presença para tratarmos de tudo que a senhora falou aqui”, convidou. Conforme Cadmiel, a Audiência tratará do Hospital Veterinário, do castramóvel, da Farmácia Básica da Saúde Animal e da ampliação da castração de animais, chegando atendimento inclusive à zona rural.

De volta com a palavra, Gerusa lembrou que para se ter cuidados com os animais é necessário ter dinheiro. “Tive, por 14 anos, um casal de cachorro e com o macho, já em seu final de vida, fiz uma cirurgia porque havia a possibilidade de cura. Um animal de estimação é como se fosse um membro da família”, revelou.

Ela ainda disse que tem um projeto de sua autoria que visa identificar os animais, mas ainda está em discussão. “Estou com o projeto em mãos para apresentá-lo, mas só o farei com embasamento, sabendo como contemplar e colocá-lo em prática para que não seja mais um projeto sem aplicabilidade”, justificou.

Novamente em aparte, Cadmiel disse que o prefeito José Ronaldo nunca se opôs a apoiar nenhum Conselho Municipal e deixou, inclusive, à disposição da sociedade civil todos os conselhos de direitos.

APA

Falando em especial do trabalho da APA, Gerusa destacou que sempre ajudou a Associação em suas verbas de subvenção, já que todos os animais abandonados da cidade são levados para lá. A vereadora ainda salientou a importância da instituição para a cidade. “Eles realizam um trabalho de excelência, mesmo com todas as dificuldades que têm. Contribui até com ração”, revelou.

Conselhos Municipais

A edil ainda falou que na última sexta-feira (24) foram empossadas duas mulheres em Conselhos Municipais de Feira de Santana. De acordo com a vereadora, Lurdes Santana foi empossada como presidente do Conselho Municipal de Direitos Raciais, e no Conselho Municipal da Mulher foi empossada como presidente Maria Josailma Ferreira Lima.

Dia do Circo

Ainda no uso da tribuna a edil registrou sua alegria pela passagem do Dia do Circo, comemorada nesta data. “São pessoas que vivem uma vida sofrida, mas que fazem as pessoas sorrirem diante das adversidades e de dificuldades”, disse.

Ela ainda ressaltou que o radialista Jorge Telles entrevistou o palhaço feirense Fura Fura, que com 75 anos ainda leva alegria para a cidade. “Ele disse que os palhaços são médicos da alma. Esse entretenimento deveria ser mais cultivado e levado para as crianças e para as famílias”, analisou.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121930 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.