Sessão solene registra 124 anos de fundação da Guarda Municipal de Feira de Santana

Sessão solene na CMFS comemorou 124 anos de fundação da Guarda Municipal de Feira de Santana.
Sessão solene na CMFS comemorou 124 anos de fundação da Guarda Municipal de Feira de Santana.
Sessão solene na CMFS comemorou 124 anos de fundação da Guarda Municipal de Feira de Santana.
Sessão solene na CMFS comemorou 124 anos de fundação da Guarda Municipal de Feira de Santana.

Emoção. Este foi o sentimento que permeou a sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (29/03/2017), na Câmara Municipal, para registrar os 124 anos de fundação da Guarda Municipal de Feira de Santana. A participação da banda de música da instituição e a lembrança o ex-comandante Marcos Vinícius Alves dos Santos, morto em maio de 2014, foram os destaques da noite, que reuniu autoridades e lideranças políticas da cidade, além de um grande número de membros da GM.

A iniciativa foi do vereador Cadmiel Mascarenhas Pereira, que falou sobre a história da Guarda Municipal desde a criação, pelo Intendente Coronel José Freire de Lima através do Decreto Municipal de nº 02, em 25 de março de 1893. “Era um pequeno contingente que realizava a segurança dos bens públicos”, contou, estacando que atualmente a GM atua como órgão complementar da segurança pública, especialmente nas ações de Policiamento Comunitário.

A corporação que desde 2011 passou a integrar a Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) e hoje é comandada pelo inspetor Ailton de Almeida Cerqueira, conforme lembrou o vereador, é composta pelos grupamentos Patrimonial, Especializado em Proteção e Rondas Ostensivas (GEPRO), Brigadistas, Moto Patrulha, Ciclo Patrulha e Ambiental, mais a Banda Musical.  Também opera a Central de Vídeomonitoramento.

A importância da Guarda Municipal foi destacada também pelo titular da Seprev, Mauro de Oliveira Morais, que anunciou o seu afastamento da pasta durante a solenidade. Ele falou do crescimento e da seriedade da corporação cujos membros, conforme frisou, aprendeu a gostar e respeitar. “Fico extremamente feliz de encerrar meu ciclo na segurança pública com vocês”, disse, emocionado, ao se dirigir aos guardas municipais que lotaram o plenário e a galeria da Casa da Cidadania.

O próprio palestrante fez a entrega da Medalha Intendente José Freire de Lima aos guardas municipais Wandilson Mota dos Santos, Mariluce Gonçalves de Araújo, Antônio José do Rosário Santos, Alessandra Regina Brito da Silva, Eliene Santana Santos, Joseane de Jesus Silva Cezarinho, Jorge Luís Reis da Silva, Marcos Vinícius de Oliveira Dantas, Rogério Alves Vieira, Telma Pinheiro de Souza, Francinildo Pereira de Jesus, João Almeida da Silva, Ana Maria Oliveira, Jaqueline de Santana Machado, Josué Alves da Cruz e Luciene Valadão.

A Câmara Municipal, em nome do presidente Reinaldo Miranda Vieira, também prestou homenagem aos guardas municipais Noélio Araújo de Oliveira, Luciene Valadão Eliene Santana Santos e Valéria Cristina Lima Deivid, lotadas Casa. No final da solenidade, Ângela Porto, presidente da Associação dos Guardas Municipais, recebeu das mãos da vereadora Gerusa Sampaio uma placa destinada à mãe de Marcos Vinícius, Zilda Alves dos Santos.

A sessão foi conduzida pelo vereador Ewerton Carneiro da Costa, 1º vice-presidente da Câmara Municipal, que compôs a mesa juntamente com Mauro de Oliveira Morais, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho; o Major José Alberto Souza e Silva Júnior, comandante do 2º GBM – Corpo de Bombeiros da Bahia; Inspetor Ailton de Almeida Cerqueira, comandante da Guarda Municipal; Cristina Renata Lima Pires, subcomandante da Guarda Municipal; e Ângela Porto, presidente da Associação dos Guardas Municipais. Entre os presentes no plenário o Inspetor Misael Freitas, ex-titular da Seprev.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107981 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]