Secult Bahia lança campanha de ocupação de espaços culturais

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Fachada do Cine Teatro Solar Boa Vista.
Fachada do Cine Teatro Solar Boa Vista.
Fachada do Cine Teatro Solar Boa Vista.
Fachada do Cine Teatro Solar Boa Vista.

Projetos e ideias de produtores baianos poderão ocupar equipamentos culturais com a convocatória ‘Ocupe Seu Espaço’, lançada pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult). A ação vai dinamizar e democratizar o acesso a 17 locais na capital e no interior da Bahia. As inscrições ficam abertas até o próximo dia (16/04/2017).

Podem participar propostas artístico-culturais dos mais variados setores, como teatro, circo, música, dança, artes visuais, artesanato, literatura, performances, discotecagem, economia criativa e culturas populares, entre outras modalidades. Mais informações sobre o projeto e o procedimento de inscrição, que é online, estão disponíveis no site da Secult (www.cultura.ba.gov.br).

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), Sandro Magalhães, a campanha tem o objetivo de intensificar atividades que estimulam a cultura em locais que já têm essa vocação. “Queremos fortalecer uma ação que fazemos durante todo o ano, de dinamização desses espaços. Somente em 2016, nós tivemos mais de 1,7 mil eventos nesses espaços, o equivalente a 4,8 mil sessões. Somamos quase 500 mil pessoas utilizando esses lugares com produções culturais muito diversas”.

O superintendente acrescenta que “o ‘Ocupe seu Espaço’ vem reforçar essas ações, envolvendo mobilização de público, reconhecendo os perfis desses ambientes e promovendo a diversidade cultural no nosso estado”. A campanha está aberta para utilização de salas principais, anfiteatros, foyers/galerias, áreas externas e salas multiuso dos espaços culturais.

Os eventos e manifestações devem ser agendados para o período de 5 de maio a 31 de agosto. As propostas serão avaliadas por uma comissão levando em consideração aspectos como mérito artístico, relevância da proposta e viabilidade da execução. As inciativas selecionadas terão uma isenção de 50% do valor da pauta dos espaços.

Espaços disponíveis

Na capital, estão disponíveis agendas no Espaço Xisto Bahia, nos Barris, Cine-Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, e na Casa da Música, em Itapuã. No Subúrbio Ferroviário, a campanha disponibiliza o Espaço Cultural Alagados, no Uruguai, e o Centro Cultural Plataforma. Além de Salvador, a iniciativa contempla cidades no interior, a exemplo de Lauro de Freitas, Santo Amaro, Guanambi, Jequié, Itabuna, Feira de Santana, Alagoinhas, Porto Seguro, Juazeiro e Valença.

Para o coordenadora do Espaço Xisto, Ninfa Cunha, a ideia é aproveitar ao máximo as possibilidades dos equipamentos. “O Xisto e os outros espaços culturais estão abertos para a diversidade, não apenas das linguagens artísticas, como de público também. Queremos promover ações para tudo e para todos. Aqui, por exemplo, não temos só a sala principal, temos as salas de ensaio, um acervo riquíssimo, o foyer e a galeria. Esperamos que os artistas ocupem essas dependências”, afirma Ninfa Cunha.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113753 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]