Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana esclarece sobre morte de bebê

Logomarca da Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS), referente ao Governo Ronaldo de 2012 a 2018.
Prefeitura de Feira de Santana institui desconto para regularização tributária de contribuintes.

Em nota, divulgada na sexta-feira (13/04/2017), a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana esclarece sobre morte de bebê e lamenta o ocorrido.

Confira o teor da nota

A propósito do ocorrido com a criança Joanderson Jesus da Silva, de 1 ano e 14 dias, que faleceu na madrugada desta terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde faz esclarecimentos, tendo em vista o desespero da família, em dúvida acerca das causas deste fato trágico.

Conforme divulgado em alguns veículos de comunicação, a mãe do bebê suspeita que vacinas aplicadas na criança podem ter motivado o óbito, por alguma razão.

No entanto, temos a esclarecer que as vacinas foram administradas para o bebê da maneira como preconiza o Ministério da Saúde e estavam rigorosamente dentro do prazo da validade.

Foram as seguintes, as vacinas aplicadas: Tríplice Viral e Hepatite A, primeira dose. Peneumocócica e Meningocócia conjugada c, segunda dose.

Reiteramos que todos os imunobiológicos administrados estão de acordo com o calendário vacinal estabelecido pelo ministério da saúde e foram aplicados por uma profissional com experiência e capacidade técnica para tal.

Sobre a interação medicamentosa de vacinas, não há nenhum registro de que elas causem danos à saúde, muito menos que possam levar a óbito. Lembramos que a vacinação é um programa nacional de prevenção de doenças e acontece em todo o país obedecendo aos mesmos critérios, não havendo, absolutamente, histórico de mortes.

A criança que havia passado o dia bem apresentou febre só a noite, dando entrada na Policlínica do distrito de Maria Quitéria somente na madrugada. Com os sinais vitais comprometidos, o menor apresentou quadro de cianose, que se caracteriza pela aparência das extremidades arroxeadas, em detrimento ausência de circulação sanguínea, e falta de ar.

A equipe plantonista usou de todos os recursos para salvar a vida, mas infelizmente não obteve êxito. Toda a equipe da Secretaria de Saúde lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares do pequeno Joanderson Jesus da Silva. Estamos à disposição das autoridades para prestar informações e dar todo o apoio que esteja ao nosso alcance. Nossa missão é oferecer com responsabilidade e capacidade técnica os serviços de saúde para a nossa população.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109706 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]