Salvador: novos aparelhos de raio X vão realizar mais de 3 mil exames mensais no Hospital Martagão Gesteira

Hospital Martagão Gesteira inaugura novos serviços.
Hospital Martagão Gesteira inaugura novos serviços.
Hospital Martagão Gesteira inaugura novos serviços.
Hospital Martagão Gesteira inaugura novos serviços.

Inaugurados nesta segunda-feira (24/04/2017), os dois novos aparelhos de raio X do Hospital Martagão Gesteira vão passar a realizar, ao todo, mais de 3 mil exames mensais. Um dos aparelhos é fruto de doação do Hospital Aristides Maltez, sendo que o segundo foi adquirido com recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado Antônio Brito. O deputado e o superintendente da Liga Bahiana contra o Câncer, Humberto Luciano Souza, estiveram presentes na cerimônia, acompanhados por D. Rosina Bahia e Carlos Emanuel Melo, respectivamente, presidente de honra e presidente da diretoria executiva da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, mantenedora do Martagão Gesteira.

O ambulatório da unidade hospitalar também ganhou nova ambientação, colaborando para a prática da humanização.

A novidade são os novos exames de radiografia contrastada como radiografia de estômago, esôfago e duodeno (EREED), duodenografia, radiografia de intestino delgado, clister opaco, urografia excretora, uretocistografia miccional. Vai ser possível investigar a existência de ulcerações, tumores, estreitamentos, dilatações, obstruções, alterações na morfologia do aparelho digestivo e urinário, entre outros.

Estes exames serão realizados em crianças com idades entre 0 e 14 anos atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para Dra Luciana Sobral, diretora técnica, a disponibilização dos equipamentos vai também acelerar o processo de diagnóstico, beneficiando o tratamento dos pacientes: “Existe uma carência na Bahia de serviços que oferecem estes exames pelo SUS. Crianças portadoras principalmente de doenças dos aparelhos digestivo e urinário passam meses na fila aguardando, com esta inauguração iremos acelerar o diagnóstico e tratamento destas crianças”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108752 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]