Salvador: Hospital do Subúrbio lança publicação sobre serviços prestados à população

Fachada do Hospital Geral do Subúrbio, em Salvador.
Fachada do Hospital Geral do Subúrbio, em Salvador.

O Hospital do Subúrbio (HS) acaba de lançar a mais recente edição do seu Boletim Epidemiológico – publicação que traz dados sobre todos os serviços oferecidos pela instituição e que revela o perfil dos pacientes atendidos nos seis anos de funcionamento do hospital. Recheado de gráficos e textos explicativos, o boletim mostra os indicadores hospitalares das enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva, as doenças mais prevalentes, taxa de ocupação e o tempo médio das internações, além de apresentar as linhas de cuidado implantadas para a melhoria contínua da qualidade assistencial.

Em seis anos foram 573.753 pacientes atendidos, em sua maioria vítimas de acidentes de trânsito, quedas, agressões físicas e violência por arma branca ou arma de fogo – as chamadas causas externas. Quase metade deles vem do Subúrbio Ferroviário de Salvador, embora o número de pacientes de outros bairros da capital e de outros municípios continue crescendo ao longo dos anos.

Por meio da publicação, qualquer pessoa pode conhecer o trabalho desenvolvido pelo HS e entender como estão estruturadas as especialidades clínicas e cirúrgicas, e mesmo a sua agência transfusional. “De um lado, o boletim traz conhecimento valioso aos poderes públicos municipal e estadual, como ferramenta para subsidiar tomadas de decisão no planejamento em saúde. De outro, atende a população em seu direito de acesso à informação na medida em que presta contas dos seus serviços e respectivos resultados”, afirma a diretora-geral do HS, Lícia Cavalcanti.

O IV Boletim Epidemiológico do HS mostra a consolidação do perfil assistencial de urgência e emergência da instituição, refletida pela redução de pacientes atendidos na Emergência com classificação de risco azul (não urgente) e verde (pouco urgente). Ainda aponta o número de procedimentos de apoio diagnóstico e terapêutico realizados a cada ano, sendo registrados mais de 2 milhões nos seis anos do hospital, o que inclui análises clínicas em laboratório, radiologias, tomografias computadorizadas, ultrassonografias, ressonâncias magnéticas, eletrocardiogramas e eletroencefalogramas, endoscopias respiratória e digestiva, e laboratório de hemodinâmica.

As atividades do Bloco Cirúrgico, que contribuem para retratar o funcionamento do hospital, também estão na publicação. Desde a sua inauguração em setembro de 2010, o número de procedimentos cirúrgicos segue aumentando em praticamente todas as especialidades, como na ortopedia, cirurgia geral, urologia e neurocirurgia. Foram 56.065 cirurgias no total, sendo 11.475 só no sexto ano.

O Boletim Epidemiológico do Hospital do Subúrbio está disponível para qualquer interessado, no site da instituição.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141304 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.