Salvador: Centro de Referência Estadual promove ‘Semana do Autismo’

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Fachada do Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Fachada do Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Fachada do Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Fachada do Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

O Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA) – Novo Mundo vai promover a “Semana do Autismo” entre os dias 2 e 7 de abril de 2017. As atividades vão beneficiar pacientes, familiares, profissionais e comunidade em geral.

Já no primeiro dia, domingo (02/03/2017), o público poderá participar de ações lúdicas como contação de histórias e brincadeiras diversas na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, em Salvador, além de receber orientações sobre o autismo. Durante a semana, vai acontecer, na sede do CRE-TEA, localizada no Largo do Campo Grande, n. 36, uma série de palestras, rodas de família e recreação, finalizando na sexta-feira (07) com o I Simpósio CRE-TEA – Um Olhar Singular, que trará palestrantes de vários estados e tratará de temas como: diagnóstico, dieta alimentar, cuidados odontológicos, mediação escolar e inclusão, psicomotricidade, importância dos esportes, entre outros. O simpósio é voltado para profissionais da saúde e da educação. Interessados em participar podem se inscrever gratuitamente através do e-mail: [email protected] As demais atividades não requerem inscrição prévia e são abertas ao público.

Segundo Adriana Cardoso, diretora médica da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, gestora do CRE-TEA, o evento visa conscientizar a população e possibilitar um maior conhecimento sobre o autismo, além de auxiliar no cuidado a pacientes: “Nosso principal objetivo é orientar e acolher as famílias e cuidadores para que consigam desenvolver capacidades funcionais e de inclusão frente à sociedade a qual está inserido, além de divulgar informações sobre o autismo para a população como um todo”.

CRE-TEA

O Centro foi inaugurado pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil e pelo Governo do Estado da Bahia em 28 de novembro de 2016 e desde então já realizou cerca de 2 mil atendimentos. A instituição é referência no Sistema Único de Saúde (SUS) para a assistência especializada e interdisciplinar aos pacientes autistas de todo o Estado e conta com uma equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, educadores físicos, enfermeiro, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, musicoterapeuta, nutricionista, psicopedagogo, psicólogos e terapeutas ocupacionais, que prestam assistência a cerca de 200 pacientes portadores do transtorno/mês. Agendamentos podem ser feitos através do telefone (71) 3336-6147, de segunda a sexta, das 7h às 19h. No momento da consulta, é necessário apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou registro de identidade, comprovante de endereço, cartão SUS, documento de identidade dos pais e/ou responsáveis.

Agenda

Data: 02 a 07 de abril de 2017

Local: Campo Grande, Salvador – BA

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113597 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]