Reunião do Projeto Feira de Santana 2030 discute uso da energia solar

O Grupo de Trabalho Projeto Feira 2030 vem buscando criar políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da cidade.

O Grupo de Trabalho Projeto Feira 2030 vem buscando criar políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da cidade.

Com foco no Desenvolvimento Sustentável, a coordenação do Projeto Feira de Santana 2030 se reuniu na tarde desta terça-feira (11/04/2017), no planetário do Museu Parque do Saber, com empresas de energia fotovoltaica, professores e pesquisadores da área de engenharia de energia que estavam representado algumas universidades.

Segundo o Secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico do Município, Antonio Carlos Borges “o objetivo desse evento foi congregar todas as instituições que atuam na área de energia fotovoltaica, discutindo o uso da energia solar. Além de identificar quais as empresas e instituição que já atuam nesse seguimento em Feira de Santana e assim a gente possa construir um novo modelo de vetor de crescimento na cidade na busca de gerar emprego e renda”.

O Grupo de Trabalho Projeto Feira 2030, criado pelo prefeito José Ronaldo através do Decreto 10.219, de 20 de março de 2017, vem buscando criar políticas públicas para o desenvolvimento sustentável da cidade.

O Secretário do Meio Ambiente, Sérgio Carneiro, destacou a importância de cumprir as metas do milênio estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e no compromisso da prefeitura municipal de encontrar medidas que causem impacto positivo em Feira de Santana.

“Aqui no Parque do Saber estamos reunindo à academia, as faculdades, as universidades com seus cursos de Engenharia de Energia, as empresas que trabalham com energia solar, para que nós possamos disseminar essa tecnologia de forma que ela possa ser adotada pela iniciativa privada e os empreendimentos da nossa cidade. Estamos aqui nessa busca de cumprir essa agenda estabelecida pela ONU, não só na produção de energia limpa, mas na questão da preservação das nossas lagoas, do combate e controle da poluição sonora e visual, de forma que a geração atual possa legar as gerações futuras um meio ambiente menos degradado do que estamos verificando nos dias atuais”, afirmou Sérgio Carneiro.

O vice-prefeito e coordenador do Grupo de Trabalho Projeto Feira 2030, Colbert Martins, dirigiu a reunião e orientou as palestras, falou da importância da integração do projeto com o meio acadêmico.

“Estamos reunindo este grupo em um ambiente propício, que é o Museu Parque do Saber, que é um espaço de tecnologia. Juntamos aqui hoje pessoas que estão pensando objetivamente no uso da tecnologia para o desenvolvimento da cidade. Quem participou da reunião notou que não há nenhum aspecto de discussão política e nem pessoal, há um objetivo claro do crescimento e do desenvolvimento da cidade, usando novos mecanismos tecnológicos, que às vezes nem eu tenho conhecimento aprofundado sobre eles, por isso a importância de se discutir com professores e profissionais especializados no assunto”, disse Colbert.

Este ano a micareta de Feira já irá utilizar energia solar, após um acordo firmado com a empresa Gauss Engenharia Ltda. Está prevista a utilização da energia solar no maior camarote governamental na avenida, o da Comunicação e não haverá custos para a administração municipal, já que será uma demonstração.

A direção da empresa já firmou parceria com alguns grandes camarotes da iniciativa privada presentes no circuito Maneca Ferreira. Os equipamentos do jornal Folha do Estado, o Ária Hall e o Camarote DJ Agenor aderiram à proposta. Outras empresas podem participar, para isso devem manter contato com a fornecedora de energia solar. Além disso, outras empresas do ramo da energia solar que desejarem fazer demonstração na Micareta de Feira terão o apoio da Prefeitura.

 

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]