Representantes da comunidade indígena Kariri-xocó visitam Feira de Santana

Comunidade indígena Kariri-xocó.
Comunidade indígena Kariri-xocó.

Compartilhar cultura, conhecimento, respeito e disseminar o trabalho realizado pela comunidade indígena Kariri-xocó, do estado de Alagoas. Estes são alguns dos objetivos da visita dos representantes da tribo durante todo o mês de abril, nas escolas da Rede Municipal de Ensino e também da Rede Privada. Na manhã desta quinta (06/04/2017), os índios estiveram na Secretaria Municipal de Educação para um intercâmbio cultural com os professores e técnicos da equipe.

A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, recepcionou os membros da Kariri-xocó. “É muito importante essa troca de experiência, sempre temos muito que aprender com uma comunidade indígena”, destaca.

Durante o mês de abril, os índios visitam cidades brasileiras durante apresentações, intercâmbio, exposição do seu artesanato, compartilham conhecimentos e arrecadam alimentos para a comunidade, que sofre com a seca do rio São Francisco. Em Feira de Santana, 23 representantes da comunidade indígena Kariri-xocó estão nas escolas municipais até esta sexta-feira(07/04).

A visita à Seduc foi marcada pelo debate sobre como abordar em sala da aula a cultura indígena, buscando fugir dos estereótipos; os índios explicaram como lidam com a urbanização cada vez mais próxima da tribo.

“Lutamos para manter o meio ambiente preservado, nosso rio limpo, nossas árvores vivas. É importante que respeitem nossa cultura e também que tenham respeito pelo nosso espaço”, relata um dos representantes da tribo, Eruã Suira. “Agradecemos por todo o apoio que nossa comunidade tem em Feira de Santana”.

Danças e cânticos completaram a visita. Professores e técnicos da Seduc participaram das apresentações culturais.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112823 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]