Prefeitura de Feira de Santana experimenta energia solar em camarote governamental na Micareta

Prefeitura de Feira de Santana experimenta energia solar em camarote governamental na Micareta.
Prefeitura de Feira de Santana experimenta energia solar em camarote governamental na Micareta.
 Prefeitura de Feira de Santana experimenta energia solar em camarote governamental na Micareta.

Prefeitura de Feira de Santana experimenta energia solar em camarote governamental na Micareta.

O prefeito José Ronaldo assinou, na tarde desta quinta-feira (06/04/2017), um termo de parceria com a empresa Gauss Engenharia LTDA, fornecedora de energia solar. O acordo trará para a micareta de Feira, em maio, uma novidade: o uso de energia completamente limpa e renovável, nos espaços que venham a aderir ao projeto experimental. Está prevista a utilização da energia solar no maior camarote governamental na avenida, o da Comunicação, que acolhe dezenas de profissionais de imprensa. Não haverá custos para a administração municipal, já que será uma demonstração.

A direção da Gauss Engenharia Ltda já firmou parceria com alguns grandes camarotes da iniciativa privada presentes no circuito Maneca Ferreira. Os equipamentos do jornal Folha do Estado, o Ária Hall e o Camarote DJ Agenor aderiram a proposta. Outras empresas podem participar. Devem manter contato com a fornecedora de energia solar.

A iniciativa está dentro dos propósitos de atender aos Objetivos do Milênio (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Ação Contra a Mudança Global do Clima), com ênfase nas metas 7, 13 e 17, que visam: assegurar acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível para todos, tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos e fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

O secretário de Meio Ambiente, Sérgio Carneiro, diz que o impacto da experiência é “extremamente positivo”  e reafirma o compromisso do Município de estimular o uso de energia não poluente.  “A cada momento e em todos os setores, nós procuramos implementar essas medidas de um desenvolvimento ambientalmente sustentável”.

Esta é a primeira vez que este tipo energia será usado em um evento público em Feira de Santana. “A energia solar é limpa e pode ser usada em diversos aspectos, quer seja para escolas, prédios públicos, novos empreendimentos. O objetivo é que, com a força institucional da prefeitura e a mídia que isso gera, nós possamos espalhar essa ideia por toda sociedade, de forma que nós tenhamos um uso maior dessa energia limpa, aproveitando o clima iluminado do Brasil”, completou o secretário.

O sócio-administrador e representante da empresa, Joaquim Albernaz Neto, afirma que será instalado um sistema de energia solar composto por baterias, placas, inversores e controladores de cargas para que ele possa diminuir o consumo dos camarotes numa porcentagem ainda não definida. “Nós já trabalhamos com casas, fazendas e pequenas indústrias. É a primeira vez que estaremos em um evento deste porte e é um grande orgulho pra nós fazer com que a cidade cumpra ainda mais os Objetivos do Milênio”.

Além do prefeito José Ronaldo e de Sérgio Carneiro, com sua assessoria, estiveram presentes na assinatura da parceria os secretários Edson Borges e Valdomiro Silva e os vereadores Isaías de Diogo e Zé Curuca.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116600 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.