Porto Seguro recebe Jogos Indígenas Pataxó

Jogos Indígenas Pataxó ocorrem em Porto Seguro.
Jogos Indígenas Pataxó ocorrem em Porto Seguro.
Jogos Indígenas Pataxó ocorrem em Porto Seguro.
Jogos Indígenas Pataxó ocorrem em Porto Seguro.

Nem a forte chuva que caiu sobre o município de Porto Seguro, no extremo sul do estado, escondeu a beleza da abertura dos Jogos Indígenas Pataxó, realizada no município, na noite de quarta-feira (19/04/2017).

Com pinturas e danças tradicionais, a apresentação das delegações, marcada pelo simbolismo e tradição, coloriu a Arena onde são disputados os Jogos. Realizado pelo 9º ano consecutivo, a competição, que segue até o próximo sábado (22) e reúne mais de 800 competidores de diversas etnias. O evento recebe o apoio do governo do estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Setre.

Presente na abertura do evento, a secretária do Trabalho, Emprego Renda e Esporte da Bahia, Olívia Santana, afirmou que a realização dos Jogos Indígenas resgata e valoriza a história da população indígena, que são de fundamental importância para a construção do Brasil.

Irapuru Pataxó, da Aldeia Imbiriba, em Porto Seguro, participa desde a primeira edição, disputando as modalidades de arco e flecha e zarabatana. Junto com a esposa, Suiá Pataxó, que também compete, ele faz questão de levar os dois filhos para o evento. “Aqui celebramos a nossa cultura e fortalecemos a nossa resistência. Mais que uma competição, é uma grande festa dos povos indígenas”, ressaltou.

Ao todo são disputadas 12 modalidades, incluindo: arco e flecha, cabo de guerra, zarabatana, corrida de tora, luta Patxiw Miwka´ay, corrida de maracá, arremesso de tacape, corrida de 100m, natação, canoagem, futebol e meia maratona. Todos os participantes recebem troféus e medalhas, que são confeccionados por indígenas.

Além das competições, a programação inclui Bênção dos Pajés, Desfile Cultura Viva e Beleza Pataxó, Feira de Artesanato Indígena, Mostra das Vestimentas e Gastronomia Pataxó, apresentações culturais, pinturas corporais, além do Fórum Indígena.

Também participaram da solenidade de abertura, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, o representante da Sudesb, professor Ney Santos, o ator Jayme Periard, que é padrinho dos Jogos, e representantes do Governo Federal.

Jornada

Na manhã de hoje (20), também em Porto Seguro, teve início a V Jornada de Agroecologia da Bahia. Realizado pela Teia de Agroecologia dos Povos, o encontro anual é um espaço de diálogo, formação, articulação política e troca de experiências.

Realizada também com o apoio do governo do estado, a Jornada busca fortalecer a criação de propostas, ações continuadas de formação política  e ampliação do conhecimento sobre agroecologia, sementes crioulas, memória e identidade, organização popular e desenvolvimento da qualidade de vida daqueles que trabalham em respeito à terra.

Durante o evento, acontece a Feira de Economia dos Povos, além de plenárias, rodas de conversa, espaço auto-organizado de mulheres, oficinas práticas, troca de sementes crioulas, mostra de filmes e atividades culturais.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110932 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]