Parceria da Petrobras com Tamar completa 35 anos

Vista aérea do Projeto Tamar, em Praia do Forte, Mata de São João.
Vista aérea do Projeto Tamar, em Praia do Forte, Mata de São João.

A tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) – espécie mais abundante nas praias de Sergipe – será homenageada nas comemorações dos 15 anos do Projeto Tamar Aracaju. A comemoração ocorre nesta sexta-feira (28/04/2017) e terá um show especial sob o comando do cantor e compositor Diogo Nogueira, às 20h, no Oceanário. A programação inclui a soltura de filhotes, na quinta-feira (27), às 16h, na praia de Atalaia, em frente à unidade do Tamar Sergipe. Os eventos também abrem o início das comemorações do aniversário de 35 anos da parceria com a Petrobras, marcada por conquistas como uma nova geração de fêmeas a desovar nas praias brasileiras. Até o final do ano, o Tamar espera atingir a marca de 35 milhões de filhotes protegidos.

Com o patrocínio da Petrobras, o Tamar em Sergipe protegeu mais de 93 mil ninhos de tartarugas marinhas, que representam hoje aproximadamente 35% do total de desovas protegidas pelo projeto nas principais áreas de reprodução no país. A temporada de reprodução 2016-2017, encerrada agora em março, registra um aumento de 31% em relação à temporada anterior no número de desovas de tartarugas-oliva no Brasil.

Com 25 bases em nove estados brasileiros, o Tamar começou a contar com o patrocínio da Petrobras em 1982. O projeto é o responsável pelo início da recuperação – comprovada cientificamente – das populações de três espécies – tartaruga-oliva, tartaruga-de-pente e tartaruga-cabeçuda; pelo crescimento do número de ninhos de tartaruga-de-couro; e pela estabilidade da tartaruga-verde em Fernando de Noronha.

Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha, o Tamar envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental e serve de modelo para outros países.

Hoje, o projeto alcança cerca de 1.100 km de praias, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. A principal missão é a pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção.

O Tamar é membro da Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha (Rede Biomar), grupo composto também pelos Projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo e Golfinho Rotador, todos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Juntos, esses projetos atuam em diferentes frentes e são um símbolo da atuação da companhia na conservação marinha no Brasil.

 

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108297 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]