Novo Plano de Desenvolvimento Integrado da Bahia vai unir governo e sociedade

Reinaldo Sampaio: o documento faz com que as pessoas reflitam sobre como querem ou gostariam de viver até 2035.

Reinaldo Sampaio: o documento faz com que as pessoas reflitam sobre como querem ou gostariam de viver até 2035.

“Crescer, Competir, Incluir e Inovar” são os pilares para o novo Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) que foi apresentado na quarta-feira (19/04/2017), na sede da UPB, durante o seminário “Planejamento, Cenário e Oportunidades para o PPA Municipal 2018-2021”. O PDI é um instrumento que deverá ser levado em consideração para a construção dos demais planos, pois irá contemplar todo o Estado e envolver todas as secretarias na sua elaboração.

De acordo com Reinaldo Sampaio, superintendente da secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), será um plano de governo com visão a longo prazo, até 2035, que irá beneficiar toda a sociedade. “Este documento faz com que as pessoas reflitam sobre como querem ou gostariam de viver até 2035”, explica. Com a construção deste plano o empresariado sente-se mais seguro para investir na Bahia, pois sabe o que irá encontrar em anos posteriores, definindo um cenário e um ambiente de negócios seguro para investir.

Durante a palestra, Reinaldo destacou os avanços das políticas públicas na Bahia de 2007 até agora, dando ênfase à redução da pobreza pela metade no estado, de 21,4% para 10,4%; do Bolsa Família com o aumento de 28,6% do número de famílias beneficiadas (1,8 milhão em 2013); do acesso à eletricidade de 92,9% para 98,7%; do acesso à água, 950 mil novas ligações de água beneficiando 3,6 milhões de pessoas e da educação básica, com a redução da taxa de analfabetismo de 18,5%(2006) para 14,7%(2014).

“A Bahia avançou, mas precisa crescer ainda mais. Para isso acontecer é necessária a mobilização política com protagonismo e liderança em ação compartilhada com a sociedade, estratégias transformadoras, de desenvolvimento e integração territorial, maior efetividade do gasto público e orçamento alinhado com as estratégias de desenvolvimento preservando sua flexibilidade”, explica.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]