Juiz Sérgio Moro rebate críticas da oposição e nega ativismo judicial

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Juiz da 13ª Vara Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Sérgio Moro.
Juiz da 13ª Vara Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Sérgio Moro.

O juiz federal Sergio Moro negou praticar o que alguns críticos chamam de ativismo judicial – quando o magistrado participa ativamente da fase de investigação. “No caso da [Operação] Lava Jato, minha posição como juiz é totalmente passiva. Eu aprecio pedido das partes. Mas muitas vezes o cumprimento imparcial da lei é compreendido como ativismo.”

Durante audiência pública da comissão especial que analisa proposta de mudanças no Código de Processo Penal, o juiz foi questionado pelos deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Wadih Damous (PT-RJ) sobre atitudes e decisões que tomou na Lava Jato.

Teixeira criticou o vazamento de conversa de Dilma Rousseff com Luiz Inácio Lula da Silva. “Vossa Excelência quebrou o sigilo telefônico da presidente Dilma e foi repreendido pelo ministro Teori Zavascki [do Supremo Tribunal Federal]. No contexto de um golpe parlamentar, Vossa Excelência queria derrubar a presidente?”

Moro reagiu: “Não me cabe aqui ficar respondendo a parlamentares que fizeram perguntas ofensivas. Peço escusas, mas não vou responder”.

Teixeira negou ter ofendido Moro. “Uma coisa é fazer perguntas que incomodam. Outra coisa são ofensas”, disse.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113847 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]