Feira de Santana: Hospital Geral Clériston Andrade pode realizar captação de órgãos para o Brasil

Vereador Roberto Tourinho (PV).
Vereador Roberto Tourinho (PV).
Vereador Roberto Tourinho (PV).
Vereador Roberto Tourinho (PV).

Durante o uso da tribuna, na sessão ordinária da Casa da Cidadania, na manhã desta terça-feira (28/03/2017), o vereador Roberto Tourinho (PV) falou que o Hospital Geral Clériston Andrade é um dos maiores patrimônios da saúde na cidade, mesmo com todas as dificuldades. Tourinho comparou o grau de importância que a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) tem com a cidade. “Ambos têm contribuído para o crescimento de nossa cidade ao longo dos seus anos de funcionamento”, completou.

Tourinho destacou e parabenizou também a matéria publicada no Jornal Folha do Estado, intitulada “Hospital Geral Clériston Andrade participa de projeto nacional que visa otimizar doação de órgãos”. Conforme o edil, esse registro não pode passar em branco, já que ao longo dos anos profissionais de saúde do HGCA sempre tentaram implantar e otimizar a doação na unidade. Só para se ter uma ideia, ainda segundo o vereador, 24% dos óbitos ocorridos no HGCA poderiam contribuir com a doação de órgãos, mas não acontece por diversas dificuldades. “Em países desenvolvidos como a Espanha, apenas 3% apenas dos órgãos deixam de ser transplantados por pacientes que morrem na unidade no país”, informou.

Ainda segundo o edil, o Ministério da Saúde e o Hospital Moinhos de Vento, da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul fizeram uma parceria com o objetivo de participarem de um congresso nacional para a construção de estratégias de otimização à doação de órgãos em todo o Brasil. “Isso significa que pessoas que morrerem em determinados hospitais poderão ajudar outras que aguardam por doação no Brasil inteiro”, explicou.

De acordo com Tourinho, ao todo 70 hospitais do Brasil participarão desta ação. “A matéria diz ainda que as pessoas que dão entrada no HGCA com trauma tendem a evoluir para morte encefálica e desta forma poderão realizar a doação de seus órgãos”, finalizou.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]