Feira de Santana: bairro da Mangabeira ganha nova escola de Ensino Fundamental

Inauguração da Escola Theodolo Bastos de Carvalho.
Inauguração da Escola Theodolo Bastos de Carvalho.

O bairro da Mangabeira ganhou nesta quarta-feira (05/04/2017), mais uma escola de Ensino Fundamental. Às 08:00 horas foi entregue à comunidade a Escola Municipal Theódolo Bastos de Carvalho Jr. A nova unidade de ensino vai atender à demanda do bairro, um dos mais populosos. De novo padrão arquitetônico, ampla e colorida, a escola tem dez salas de aula e vai atender a 1.000 alunos de Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano).

A Theódolo Bastos de Carvalho Jr. dispõe de área administrativa completa, com diretoria, secretaria e sala dos professores; o prédio conta ainda com quadra poliesportiva, vestiários, sala multimídia, cozinha, cantina, depósitos, sanitários e almoxarifado, entre outros espaços.

“A escola tem uma estrutura muito boa e vai atender à uma demanda crescente na Mangabeira, onde já dispomos de uma creche e de outras escolas de Ensino Fundamental. O investimento feito nestas novas escolas, com padrão arquitetônico de qualidade, atrai pais e alunos. Eles ficam encantados, principalmente com a quadra poliesportiva. Num primeiro momento o que deve chamar atenção é a parte física, mas, a partir do momento que os alunos adentram as salas de aula, o que prevalece é o trabalho pedagógico que, com certeza, com o ambiente que encontramos, será desenvolvido da melhor forma possível”, destaca a professora Débora Santana da Silva, gestora da unidade de ensino.

A próxima escola a ser inaugurada é o Centro Municipal de Educação Infantil José da Costa Falcão, no bairro Sim. A solenidade está marcada para o dia 12 de abril, às 8 horas. “Estamos muito felizes por poder entregar diversas escolas que atendem um número cada vez maior de estudantes nos bairros de Feira de Santana”, comenta a secretária de Educação, Jayana Ribeiro.

Moradores da Mangabeira comemoram entrega da Escola Theódolo de Carvalho

Contando com 514 alunos matriculados nos cursos do Fundamental I ( da 1ª a 5ª série) e com capacidade para absorver o dobro desta oferta de vagas, a Escola Theódolo Bastos de Carvalho Jr., no bairro Mangabeira, foi inaugurada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, contando com as presenças do vice-prefeito Colbert Martins e de familiares do patrono da unidade educacional, cujas aulas serão iniciadas na próxima segunda-feira.

A diretora do educandário, a professora Débora Santana da Silva, mencionou a sensibilidade e o compromisso social do Governo Municipal em ampliar a oferta de escolas na Mangabeira: “ Que esta escola não seja apenas um espaço físico, mas um lugar de transformação para os alunos que por aqui passarem”.

O ato contou com a presença da viúva do patrono, Consuelo de Carvalho, e do seu neto, Valter Falcão, que em nome da família de Theódolo de Carvalho agradeceu ao Governo Municipal pela homenagem. A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, enfatizou que “a Educação não se faz só de prédios físicos, mas é um grande passo quando podemos oferecer as condições de um ambiente ideal, e isto nos dá uma grande satisfação”.

O vice-prefeito Colbert Filho, ao ressaltar a importância de o Governo investir maciçamente no setor educacional, disse que “ cada vez mais a gente coloca uma sementinha na Educação de Feira de Santana, e esta é uma grande escola e um grande investimento que o nosso governo”.

O trenzinho da esperança

Após o momento de descontração proporcionado por alunos da Creche Professor Anchieta Nery, que em formação de um trenzinho entoaram uma paródia musical  dando as boas vindas a nova escola, José Ronaldo se dirigiu à família de Theódolo de Carvalho, e justificou  a homenagem do Poder Público afirmando tratar-se de “ um homem de bem com  serviços prestados a esta cidade,  como vereador,  nos anos l960”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110968 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]