Evento reúne 27 representantes de tribunais estaduais no TJBA

Presidente do TJBA, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, abriu os trabalhos do II Encontro Nacional de Boas Práticas.
Presidente do TJBA, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, abriu os trabalhos do II Encontro Nacional de Boas Práticas.
Presidente do TJBA, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, abriu os trabalhos do II Encontro Nacional de Boas Práticas.
Presidente do TJBA, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, abriu os trabalhos do II Encontro Nacional de Boas Práticas.

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, abriu os trabalhos do II Encontro Nacional de Boas Práticas ‒ Missão Humaitá, na manhã desta quarta-feira (19/04/2017), ressaltando a importância de o TJBA sediar o evento pela primeira vez e dando as boas-vindas aos representantes de 22 tribunais estaduais do país reunidos no auditório da instituição.

“O compartilhamento de experiências de boas práticas é de extrema relevância na busca de novas propostas e soluções, notadamente num cenário em que a demanda é crescente, e os recursos, escassos”, afirmou a presidente, que, ao discorrer também sobre o processo de planejamento estratégico do Judiciário baiano, destacou o papel do magistrado como gestor, e não apenas como aplicador da lei na sua comarca de atuação.

Em seguida, o presidente do Comitê Gestor da Justiça Estadual, desembargador Alexandre Miguel, do Tribunal de Justiça de Rondônia, falou a respeito da criação da Rede Nacional de Governança da Justiça Estadual, responsável pela promoção do encontro, que será realizado hoje, até as 18 horas, e amanhã (20), das 9 às 12 horas.

Ao longo destes dois dias, como relembrou o desembargador do TJRO, serão discutidas 14 práticas, divididas em seis mesas redondas, e expostos 25 painéis, a exemplo do que divulga as iniciativas do Programa SER. “Precisamos envolver os presidentes dos tribunais estaduais para que percebam a dimensão exata da importância desses encontros”, disse ele, informando que haverá, provavelmente no próximo mês, eleição para a nova coordenação da Rede de Governança.

Por sua vez, a secretária especial de Planejamento, Orçamento e Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça de Rondônia, Rosângela Vieira de Souza, abordou a metodologia do evento e explicou os critérios de seleção das boas práticas e posterior classificação conforme os temas. Ela também agradeceu a receptividade do TJBA como anfitrião, especialmente a disponibilização de transporte para os palestrantes, expositores e demais participantes do encontro.

A primeira mesa redonda do dia ‒ Monitoramento das Metas Nacionais ‒, mediada pelo assessor de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Wanderley Horn Hulse, reuniu o representante do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, juiz José Luiz Leal Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, juiz Gilmar Soriano, e do Tribunal de Justiça de Roraima, a secretária de Gestão Estratégica Inaiara Milagres Carneiro de Sá.

Os trabalhos terão continuidade à tarde, a partir das 14 horas, quando o coordenador de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça do Tocantins e coordenador do Subcomitê Norte da Rede de Governança, José Eudacy Feijó de Paiva, mediará o tema Gestão da Estratégia, que vai envolver práticas do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e do Tribunal de Justiça de Sergipe.

A programação completa do II Encontro Nacional de Boas Práticas ‒ Missão Humaitá pode ser conferida clicando aqui.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120445 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.