Deputados vão a Aracaju debater redefinição da divisa entre Bahia e Sergipe

Deputados estaduais da Bahia debatem limites territoriais entre Bahia e Sergipe.
Deputados estaduais da Bahia debatem limites territoriais entre Bahia e Sergipe.
Deputados estaduais da Bahia debatem limites territoriais entre Bahia e Sergipe.
Deputados estaduais da Bahia debatem limites territoriais entre Bahia e Sergipe.

Membro atuante da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Bira Corôa participou, nesta quarta-feira (26/04/2017), de uma reunião com o objetivo de discutir a redefinição da divisa entre a Bahia e o estado de Sergipe. Durante o encontro foi apresentado um novo traçado, o qual põe fim a conflitos históricos, como os limites entre as cidades Santa Brígida (BA) e Canindé do São Francisco (SE); Pedro Alexandre (BA) e Monte Alegre de Sergipe (SE), Paripiranga (BA) e Pinhão (SE); Coronel João Sá (BA) e Carira (SE). Atividade aconteceu na Assembleia Legislativa de Sergipe, em Aracaju.

“O que estamos propondo aqui é algo novo no Brasil, e que vai servir de parâmetro para os demais estados. As questões político-administrativas definem muito da vida das pessoas, por isso, na experiência na Bahia, onde já foram resolvidas a situação de aproximadamente 400 municípios, prezamos e consideramos com ênfase os elementos técnicos, sociais e culturais, preservando até mesmo os gestores municipais e evitando conflitos que partem da ideia de perda ou ganho”, destacou Bira Corôa aos presentes. Parlamentar participa do colegiado há seis anos, o que, segundo ele, permitiu conhecer o estado como um todo e ter acesso às mais diversas realidades.

A nova proposta apresentada é resultado do intensivo trabalho de técnicos do IBGE, que, em visita às comunidades, traz para o centro da discussão questões culturais, econômicas, o sentimentos de pertencimento e modos de vida dos grupos, além de aspectos da paisagem. Também participou da audiência o deputado Zó, que preside o colegiado, deputados sergipanos, prefeitos das cidades limites, representantes das Procuradorias Gerais de ambos os estados e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) da Bahia.

Para Zó, o objetivo é a acordar a definição dos limites entre os municípios baianos e sergipanos. “Muito proveitoso realizar a sessão aqui e vermos um projeto bem executado pelo colegiado, em parceria com a SEI e IBGE. O resultado será, com certeza, bom para os dois estados e para os municípios”.

História – Bahia e Sergipe saem na frente na redefinição das divisas, fato que cria uma série de outras necessidades, visto que a última atualização territorial feita no Brasil foi na década de 20.  Segundo o procurador  geral da Bahia, Paulo Moreno, que esteve presente no encontro, “é necessário criar elementos e sistematizar ações que garantam transparência e segurança jurídica ao processo”. A partir de agora, a proposta segue para a análise das duas Casas Legislativas e o grupo se reencontra no próximo dia 23 de maio, em salvador.

Parâmetro – O trabalho da Comissão de Assuntos territoriais na condução dos conflitos intermunicipais tem sido exemplo para diversos outros estados. A experiência construída na Bahia será o parâmetro para o trabalho que começará a ser realizado por parlamentares sergipanos, os quais irão também constituir um colegiado na Casa para que se debruce sobre os conflitos internos daquele estado.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110040 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]