Deputado José de Arimateia visita Instituto Médico Legal Nina Rodrigues; DPT Bahia planeja instalação de unidades similares em Feira de Santana e em outros cinco municípios

Deputado estadual José de Arimateia, durante visita Instituto Médico Legal Nina Rodrigues.
Deputado estadual José de Arimateia, durante visita Instituto Médico Legal Nina Rodrigues.
Deputado estadual José de Arimateia, durante visita Instituto Médico Legal Nina Rodrigues.
Deputado estadual José de Arimateia, durante visita Instituto Médico Legal Nina Rodrigues.

O deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia, participou durante toda a manhã desta terça-feira (25/04/2017), com os deputados estaduais, também membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, de vistoria e reunião com a diretoria do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, localizado na capital baiana.

A visita realizada pela comitiva itinerante teve o objetivo de dialogar com a diretoria e conhecer de perto a atual situação do Instituto, que presta aos cidadãos de Salvador e interior da Bahia os serviços de Polícia Científica na área de Medicina Legal. Atualmente o IML conta com 368 peritos no Estado com um investimento mensal de R$ 160 milhões.

No ensejo, o parlamentar falou do Instituto e os benefícios diretos com os equipamentos de excelência existentes, discorreu sobre a importância de mais investimento financeiro, ampliação nas instalações e no material humano e, por fim propôs a descentralização do IML.“O Instituto Médico Legal Nina Rodrigues é referência na América Latina. Precisamos trabalhar de forma integrada. Nesse sentido conto com a sensibilidade dos deputados estaduais para que incluam as necessidades do Instituto nas Emendas Impositivas e também da ação dos deputados Federais com as Emendas Parlamentares”, pontuou Arimateia.

No encontro, o diretor Geral do IML, Elson Jefferson Neves, contou que existe no planejamento da Instituição a criação de seis centros que desempenhem as mesmas funções do IML em Salvador, em municípios baianos, como: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Barreiras e Irecê. “É uma iniciativa que irá melhorar muito o custo operacional e eficácia nos serviços”, disse.

O IML Nina Rodrigues é o mais antigo dos Institutos que formam a composição do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT Bahia). O Instituto é classificado como o responsável por atividades periciais em vivos, como: sexologia forense, odontologia legal e clínica médica, atividades periciais em mortos, a exemplo da necropsia e exumação, identificação de cadáveres e antropologia física, como também a realização de exames adicionais de interesse da prova material.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.