Criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública é tema de debates na Câmara Municipal de Salvador

Criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública é tema de debates na Câmara.
Criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública é tema de debates na Câmara.
Criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública é tema de debates na Câmara.
Criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública é tema de debates na Câmara.

Uma audiência pública realizada nesta quinta-feira (06/04/2017) debateu a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública em Salvador. Diversas cidades do país, como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Cuiabá (MT), Recife (PE) e São Luís (MA) implantaram uma pasta similar. Autor do requerimento para a realização do debate, o vereador Maurício Trindade (DEM) agendará um encontro com o prefeito ACM Neto sobre a questão. “Neste sentido já apresentei um projeto de indicação ao chefe do Executivo municipal tendo por finalidade a criação deste órgão. Esta pasta estaria responsável por coordenar todas as atividades inerentes à segurança pública no município. Envolvendo assim ações preventivas e também relacionadas ao trânsito e à assistência social, por exemplo”, afirma o parlamentar.

Segundo o vereador, a secretaria teria o papel de “intermediar diversas ações transversais do município de combate às drogas, à prostituição e a exploração do trabalho infantil, por exemplo”.

A audiência pública foi presidida pela vereadora Lorena Brandão (PSC). “A escalada da violência é uma questão preocupante em nível nacional e local e, portanto, estou colhendo assinaturas para a criação da Frente Parlamentar pela Segurança Pública”.

Fórum permanente

Dentre as deliberações da reunião foi decidida a criação de um Fórum Permanente de debates sobre a questão da segurança na cidade. “A intenção é termos reuniões mensais com a participação de representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal e conselhos tutelares. Afinal, hoje em todas as pesquisas a maior preocupação da população, em nível nacional, é com relação à escalada da violência”,afirma Maurício Trindade (DEM).

Também integrante da Mesa na audiência desta quinta-feira, o secretário Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos de Feira de Santana (Ba), Mauro de Oliveira Novaes, elencou uma experiência implantada na cidade, localizada a 117 km de Salvador. “Detectamos a realização de pequenos furtos em grandes vias da cidade e implantamos a ‘ciclopatrulha’. Com essa ação, não temos mais registrados tais ocorrências nos mesmos locais”. Segundo o secretário, “a presença do guarda municipal passa uma sensação de segurança à população”.

Também integraram a Mesa Nilton José Costa Ferreira, delegado especial da Polícia Civil, Lupis Henrique Costas ferreira, delegado titular da 2ª DT (Liberdade), Carlos Alberto Gomes, doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército e Maurício Lima, diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência de Salvador.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108614 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]