Ciclismo fortalece economia turística de Santa Teresinha

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Vista panorâmica da região de Santa Teresinha.
Vista panorâmica da região de Santa Teresinha.
Vista panorâmica da região de Santa Teresinha.
Vista panorâmica da região de Santa Teresinha.

Santa Terezinha, no centro norte da Bahia, vai receber a terceira edição da competição de ciclismo Suba100 Challenge, entre sexta-feira (21/04/2017) e domingo (23/04). O município se prepara para recepcionar cerca de 600 atletas e um total de dois mil turistas. O cenário é único, caracterizado por ‘inselbergs’, formações rochosas típicas de clima semiárido, também chamadas de ilhas terrestres.

Os ciclistas percorrerão 100 milhas, em dois dias, passando por trilhas, cidades históricas e a Serra da Jiboia, reserva natural de Mata Atlântica. Iniciativa da Federação Baiana de Ciclismo, com o apoio do Governo da Bahia, a competição contribui para movimentar a cadeia produtiva do turismo, com visitantes de elevado poder aquisitivo. “O evento dá visibilidade aos atrativos turísticos daquela região e fortalece a economia local”, comemora o secretário estadual do Turismo, José Alves.

Para os atletas inscritos nas 11 categorias do Suba 100, o desafio de percorrer 100 milhas (164 quilômetros de percurso e 3,3 mil metros de altimetria acumulada em dois dias) terá dois estágios. O primeiro será realizado no sábado (22/04), com saída programada para às 08:00 horas, na Praça Ápio Medrado.  Os atletas subirão a Serra dos Neves e Serra da Jiboia, descendo pelo ‘Rock Garden’ da região da Barragem da Casa Forte. O segundo estágio, com largada no domingo (23/04), será de 102 quilômetros de pedaladas e 1,3 mil metros de subida acumulada. Nele, os atletas farão o percurso igualmente belo pela Caatinga nas Serras do Boqueirão.

Turismo ecológico

Com organização e cuidado especial com o meio ambiente por onde passam as trilhas, o Suba 100 Challenge vem consolidando Santa Terezinha como um dos melhores destinos para prática de turismo ecológico e de esportes radicais na Bahia, que inclui também outros esportes tais como o treeking, o voo livre e escalada. Nos três dias da competição, haverá dois congressos técnicos na Arena do Atleta, que será montada na Praça Ápio Medrado, além de food trucks, estande de bicicletarias e show ao vivo.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121746 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.