Câmara Municipal de Feira de Santana aprova legislação que permite reeleição da Mesa Diretiva

Vereadores no plenário da Câmara Municipal de Feira de Santana. Mudança na legislação permite que o autal presidente do legislativo, Reinaldo Miranda (Ronny), seja reconduzido pela terceira vez.

Vereadores no plenário da Câmara Municipal de Feira de Santana. Mudança na legislação permite que o atual presidente do legislativo, Reinaldo Miranda (Ronny), seja reconduzido pela terceira vez.

Os vereadores da Câmara Municipal de Feira de Santana aprovaram, na manhã desta terça-feira (28/03/2017), na Casa da Cidadania, a proposta de emenda nº 109/2017, que altera o artigo 50 da Lei Orgânica do Município permitindo a reeleição da Mesa Diretiva. A proposta é de autoria do vereador Isaías de Diogo (PPS) e foi aprovada por maioria em segunda discussão.

De acordo com a redação da proposta, “no primeiro ano de cada Legislatura, a Câmara Municipal, composta pelos membros eleitos na última eleição, reunir-se-á no dia 1º de janeiro, para dar posse aos vereadores, prefeito e vice-prefeito e eleger sua Mesa Diretora para o mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos para os mesmos cargos na eleição subsequente para mais um mandato”.

A matéria teve os votos contrários dos vereadores José Carneiro Rocha (PSDB) e Roberto Tourinho (PV) e as abstenções dos edis Eremita Mota (PSDB) e Edvaldo Lima (PP).

Atualmente, a Mesa Diretiva da Casa tem o vereador Reinaldo Miranda, Ronny (PHS) como presidente; Ewerton Carneiro da Costa, Tom (PEN), como 1º vice-presidente; Marcos Lima (PRP) como 2º vice-presidente; Isaías de Diogo (PPS) como 3º vice-presidente; Gerusa Sampaio como 1ª secretária; Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM) como 2º secretário e Fabiano Nascimento, Fabiano da Van (PPS) como 3º secretário.

Com a palavra, o vereador Roberto Tourinho (PV) destacou que em primeira votação seu voto foi contrário e na segunda não seria diferente. Para o edil, essa alteração não contribui em absolutamente nada, ao contrário, só expõe a Casa à críticas consistentes em relação à matéria. “Temos assuntos mais importantes para serem discutidos. Sou contrário a projeto de encomenda que beneficia a quem quer que seja”, pontuou.

O vereador José Carneiro (PSDB) ratificou o seu voto contra ao que chamou de “projeto peteca”. “Em novembro joga para lá, em março joga para cá e a Câmara continua brincando de legislar”, criticou, lembrando que há menos de dois meses a Casa votou em um projeto que proibia a reeleição.

Já o vereador Ewerton Carneiro – Tom (PEN) destacou que na primeira votação não registrou sua escolha, mas que votaria a favor do projeto por causa do tratamento dado pelo atual presidente, o vereador Reinaldo Miranda – Ronny (PHS), aos vereadores. “Na eleição passada, para a reeleição do prefeito Tarcízio Pimenta, não pulei como muitos pularam, continuei com ele até o fim. Quero dizer isso para ressaltar que não voto com cabresto, voto com minha consciência”, ressaltou.

 

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]