Autismo é tema de Simpósio na UEFS

Palestreantes abordaram experiências positivas no tratamento do autismo.
1º Simpósio da Uefs sobre Autismo.
Palestreantes abordaram experiências positivas no tratamento do autismo.
Palestreantes abordaram experiências positivas no tratamento do autismo.

Em atenção ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril de 2017, instituído pela ONU em 2008, a Universidade Estadual de Feira de Santana promoveu nesta segunda-feira (3), o 1º Simpósio da Uefs sobre Autismo, com a realização de palestras, mesas-redondas, relato de experiência e debates. O evento, aberto ao público, ocorreu no Anfiteatro (Módulo 2, Campus Universitário), com atividades pela manhã e a tarde.

De acordo com Mirella Dias Queiroz, Terapeuta Ocupacional e uma das participantes da Mesa-Redonda de abertura do evento, “existe muito preconceito pelo diferente e crianças com autismo são diferentes; por isso é preciso discutir o tema como forma de oferecer à sociedade, especialmente pais e educadores atuais e futuros, oportunidades de melhor convivência com pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)”. Para a profissional, eventos como esse são importantíssimos nesse sentido.

“Eu nunca tinha ouvido falar sobre autismo até o dia em que levei meu filho para consulta com uma neuroterapêuta e ‘descobri’ que ele [meu filho] é autista”, revelou Nívea Maria F. C. Santos, mãe que participou do Simpósio. Nívea manifestou satisfação com a organização do evento e em poder conhecer mais sobre o assunto. A Mesa de abertura que teve como tema Sinais, Sintomas e Intervenções no Autismo contou, ainda, com palestras de Poliany Leal Meira Sarinho (Fonoaudióloga), Gabriela Cunha Silva Andrade (Pedagoga/Psicopedagoga), além do relato de Bruno Vieira da Silva (autista, estudante de história da UEFS).

O autismo é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também o comportamento do indivíduo. Estima-se que no Brasil existam aproximadamente dois milhões de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e 70 milhões em todo o mundo. Em muitas situações estas pessoas são discriminadas culturalmente e recebem atendimentos inadequados. Uma abordagem sobre a perspectiva familiar, da educação e dos direitos humanos voltados para o autista são propostas do Simpósio.

A organização do Simpósio é da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae), através da Coordenação de Políticas Afirmativas (CPA), com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Educação Especial (Gepee) e do Grupo Permanente de Trabalho para a Implementação de Ações Estratégicas da Política Institucional de Educação Inclusiva (GPT).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109790 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]