Valença: com ampliação da PCH Candengo, Casa dos Ventos expande portfólio no setor de energia renovável

Escritório da Casa dos Ventos. Empresa realiza investimento na PCH Candego.
Escritório da Casa dos Ventos. Empresa realiza investimento na PCH Candego.
Escritório da Casa dos Ventos. Empresa realiza investimento na PCH Candego.
Escritório da Casa dos Ventos. Empresa realiza investimento na PCH Candego.

Comprometida com a diversificação de seu portfólio de projetos em energias renováveis, a Casa dos Ventos inaugurou, no sábado (11/03/2017) , a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Candengo, na Bahia, que passou por obras de renovação e ampliação da capacidade. Construída em 1922, em Valença, e abastecida pelo Rio Una, esta PCH passa de 2MW para 11MW de potência instalada e terá sua energia destinada ao mercado livre.

“Candengo foi uma das primeiras centrais hidrelétricas do Brasil e representa um legado para o caráter renovável da nossa matriz energética. Trata-se, portanto, de um investimento com um significado especial e compatível com nossa missão de promover a geração de energia renovável e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país”, define Mario Araripe, presidente e fundador da Casa dos Ventos, empresa que completa dez anos em 2017 como uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil.

Ainda segundo Araripe, apesar da companhia ter maior foco na geração eólica, a Casa dos Ventos estuda a viabilidade de projetos em outras fontes para diversificar seu portfólio. Sob esta visão, a empresa investiu capital e expertise próprios na troca de equipamentos e na renovação da estrutura da usina. “A geração em Candengo é bastante complementar a dos nossos complexos eólicos e isso traz valor para a companhia. Também estamos desenvolvendo projetos solares para implantarmos caso a fonte se viabilize de maneira mais concreta no país”. Como critério comparativo, a energia gerada pela PCH seria suficiente para abastecer uma cidade de 10 mil residências.

Sobre os 10 anos da Casa dos Ventos

Como parte das comemorações pelos seus 10 anos, a Casa dos Ventos seleciona, até 30 de junho, imagens que irão compor a exposição coletiva e itinerante “Energia para um novo mundo”. As pessoas com conta na rede social Instagram poderão publicar as suas imagens, com o olhar de cada um sobre as energias renováveis, e marca-las com a tag #CDV10anos. A partir de julho, as 25 fotografias selecionadas passarão por diferentes cidades do país, incluindo São Paulo e municípios onde estão localizados alguns dos parques desenvolvidos pela companhia.

Sobre a Casa dos Ventos

A Casa dos Ventos é uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil. Em 2017, a companhia completa dez anos no mercado e, atualmente, é responsável pelo maior número de projetos que venderam energia nos leilões e no ambiente de contratação livre. Além de ter desenvolvido aproximadamente 30% de todos os empreendimentos em implantação ou operação no país, a empresa é detentora do maior portfólio de projetos eólicos do Brasil. A sede da companhia é na cidade de São Paulo e seus projetos eólicos estão localizados no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Piauí.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110942 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]